reestruturação

Governo entrega mais 300 vagas no sistema penitenciário de Tarauacá

O governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 28, um novo bloco com 300 vagas do presídio Moacir Prado, em Tarauacá.

A entrega faz parte do programa de ampliação do sistema penitenciário acreano em mais 3 mil vagas, com um investimento de R$ 40 milhões em todas as unidades prisionais do Estado.

Em Tarauacá, além do novo bloco, foi construído um alojamento para os servidores, guarita de controle, sistema de elevação de água e tratamento de esgoto e ampliação da muralha.

“O que esperamos é que as pessoas entendam que é muito melhor não praticar o crime, mas enquanto houver a criminalidade, nós cumpriremos nosso papel de combater ostensivamente e preventivamente, além de manter em reclusão”, conta o governador Tião Viana.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, lembra que o governo de Tião Viana causou uma verdadeira revolução no sistema prisional do Estado. Além da ampliação de vagas, os 1.500 agentes penitenciários do Acre possuem o terceiro melhor salário do país. Tudo isso junto a uma série de investimento para a aquisição de novos equipamentos como Raio-X corporal, veículos, armas e um eficiente sistema de bloqueio de celulares na unidade da capital.

“Com esse investimento estamos zerando o déficit da população carcerária do Acre, além de dar mais qualidade de vida para os nossos servidores e também melhores condições de ressocialização para aqueles que estão cumprindo sua pena”, completa Aberson.