Governo entrega nova estação de água de Marechal Thaumaturgo em julho

A base já está concluída, iniciando agora o processo de montagem da estação (Foto: Cedida)

As obras da nova estação de tratamento de água da cidade de Marechal Thaumaturgo, realizadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) já estão na última etapa. A base já está concluída, iniciando agora o processo de montagem que deve ser finalizado até julho, quando a estação deverá ser inaugurada.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães explica que a captação será no Rio Amônea. A estação contará com um reservatório apoiado com capacidade de 500 mil litros, um reservatório elevado com capacidade de 115 mil litros e reforço com ampliação de rede.

“Isso garantirá que em julho estejamos entregando à população um sistema capaz de abastecer toda a cidade, o dia todo e todos os dias”, informa Edvaldo Magalhães.

A ação é mais uma estratégia de governo da gestão de Tião Viana para assegurar que os municípios de todo o estado tenham saneamento básico e, assim, possam elevar a qualidade de vida das comunidades.

O deputado estadual Daniel Zen classifica os esforços do governo, por meio do trabalho do Depasa, como ações revolucionárias. “É revolucionário pela perspectiva de conferir dignidade às pessoas dos municípios isolados, naquilo que é mais caro e essencial à vida de qualquer um: água”, concluiu o parlamentar.

Esforço de inverno a verão

Para que ocorresse a construção desta estação foi necessário um planejamento estratégico de ações que funciona de inverno a verão. Entre janeiro e fevereiro, aproveitando o período de cheia dos rios da região do Vale do Juruá, cerca de 80 toneladas de aço, 31 mil sacos de cimento e 5,7 mil metros cúbicos de brita foram transportados em diversas balsas.

As atividades no município contam com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) que inclui, também, obras em Jordão e Porto Walter, por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

“Há mais de dois anos  Marechal Thaumaturgo recebe os investimentos deste programa que conta com financiamento de R$ 24 milhões em parceria do governo com o Banco Mundial, para oferecer os mais diversos serviços de saneamento integrado”, destaca o diretor-presidente do Depasa.

Balsas transportaram insumos em janeiro e fevereiro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter