Governo entrega reforma da escola Pedro Gomes na zona rural de Bujari

A sala colorida é um convite a uma viagem pelo mundo da imaginação. Sentados em tapetes e almofadas, os pequenos estudantes maravilhados folheiam os livros de histórias em quadrinhos e os clássicos da literatura infantil como a Bela e Fera. Em outro canto da sala, um grupo, rabisca as folhas brancas. O cenário encantador é na Escola Pedro Gomes de Lima, cujas obras de reforma e ampliação foram entregues pelo governo do Estado nesta semana.

A instituição, que atende cerca de 160 alunos, fica localizada no Assentamento Walter Arcer, no município do Bujari e é uma das mais 16 escolas restauradas e ampliadas em todo o Estado, que serão entregues nesta semana.

Na Pedro Gomes foram construídas uma sala de aula, um depósito, um refeitório e uma cantina. Além disso, a escola ganhou pintura, uma rampa de entrada, calçadas e banheiros.

(Foto: Mágila Campos/See)

De rosto pintando com as cores da bandeira do Brasil, o pequeno estudante Eduardo Souza, de seis anos, corre de um lado para o outro e conta: “Fiquei muito feliz com a nossa nova escola, porque agora a gente tem até cozinha e um espaço enorme pra gente brincar”, conta.

Para adequar e melhorar o ensino na comunidade foram investidos R$ 68 mil em adequações gerais, oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (PROSER).

“Só aqui no nosso município de Bujari o governador Tião Viana investiu mais de um milhão e meio de reais em reformas e construção de escolas. Essas escolas estão localizadas nos locais mais longínquos e afastados, como é o caso da Pedro Gomes”, explica o coordenador do núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) no município, Antônio Matias.

O titular da pasta da SEE, Marco Brandão, participou da solenidade de inauguração e lembrou da importância de melhorar os espaços escolares de todas as regionais. “O governo do Estado tem investido bastante na reforma e ampliação de escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Até o final de julho serão reinauguradas 20 escolas em diferentes municípios”, destaca.

O secretário destacou ainda que as ampliações e reformas das unidades de ensino garantem um dos princípios básicos que tem norteado o trabalho do governo acreano, que é o acesso e a permanência dos alunos na escola.

Motivo de comemoração da mãe da estudante Ana Clara, a dona de casa Regiane Lourenço: “ Estou muito contente de ter uma escola dessas aqui na comunidade, porque se não tivesse, não sei como seria pra minha filha estudar, ela ia ter que ir para uma escola mais distante ou ficar sem estudar esse ano”, conta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter