Boas políticas

Governo entrega veículos ao Centro Dia para Idosos

Nazareth Araújo frisou que o governo continua com o compromisso de oferecer um atendimento que dignifique a sociedade (Foto: Val Fernandes/Secom)

O desenvolvimento de políticas públicas para a pessoa idosa tem sido destaque na agenda do governo do Acre. Pensando nisso, na manhã desta sexta-feira, 18, a vice-governadora, Nazareth Araújo entregou dois veículos utilitários tipo van ao Centro Dia para Idosos.

A aquisição dos veículos é uma forma de fortalecer a política do idoso e atender as ações da política de assistência social promovendo o fortalecimento das ações organizadas na proteção social básica e especial no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O valor destinado para a compra dos veículos foi de R$ 420 mil, com recursos oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Nazareth Araújo frisou que o governo continua com o compromisso de estar cada vez mais próximo das pessoas fazendo com que elas tenham um atendimento que dignifique a sociedade. “Quando a gente atende bem a criança, o idoso, as pessoas em situação de rua, nós enquanto governo, estamos fazendo uma política social correta, que valoriza o ser humano”, disse.

O gestor da Seds, Gabriel Maia, destacou que o governo Estado está fazendo investimentos importantes na assistência social. “Hoje estamos entregamos duas vans, mas a previsão é entregar mais carros, motos e barcos, com investimentos que chegam perto de R$ 10 milhões. Nosso objetivo é fortalecer a proteção social básica na área de assistência social, não só em Rio Branco, mas em todo o estado”, disse.

Zuleide Dantas frequenta o Centro Dia para Idosos há vários anos e declara: “Aqui nos sentimos bem, somos como uma família, fazemos bem uns para os outros”.

Centro Dia para Idosos

O Centro Dia busca, por meio de atividades como psicoterapia, terapia ocupacional, recreação, caminhada, ginástica, fisioterapia, hidroginástica, oficina de artesanatos e reuniões familiares periódicas, restabelecer ou fortalecer os vínculos da pessoa idosa com a família e a sociedade.

O objetivo principal do trabalho realizado pelo centro é fazer com que a população idosa supere as limitações do cotidiano e atinja um maior grau de independência.

O Centro Dia foi pensado como um espaço de lazer, socialização, saúde e bem-estar para os idosos. As famílias encontram no local as orientações técnicas necessárias para a vivência e o trato com esse público.