Logística na Amazônia

Governo envia 850 toneladas de insumos para obras em Marechal Thaumaturgo

Mais de 15 homens trabalham desde a manhã de segunda-feira, 27, no transbordo de 20 mil sacas de cimento no porto de Cruzeiro do Sul. As 850 toneladas do insumo estão sendo transferidas para outra balsa que seguirá nesta terça, 28, rumo a Marechal Thaumaturgo, onde o governo do Estado realiza obras de saneamento.

As ações, que já resultaram no investimento de R$ 6 milhões em Marechal Thaumaturgo, fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), executadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

As ações, que já resultaram no investimento de R$ 6 milhões em Marechal Thaumaturgo, fazem parte do Proser (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Estamos transportando um grande volume de insumos neste inverno para garantir muito trabalho no verão. O esforço é grande. A cidade vai sentir uma mudança profunda e a população será a grande beneficiária destes investimentos em saneamento. Água para toda a cidade, todos os dias. Tratamento do esgoto e pavimentação. Um sonho para quem mora nos lugares mais distantes”, disse o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Segundo José Maria Freitas, coordenador no Depasa em Cruzeiro do Sul, a estimativa é que até o meio-dia desta terça-feira, 28, a balsa deixe o porto com destino a Marechal Thaumaturgo. “Tivemos um atraso por conta da chuva, não podemos deixar a carga molhar”, explica o coordenador.

Logística de inverno a verão

O envio de insumos tem a logística programada para este período devido à facilidade de navegação nos rios do Vale do Juruá, que estão com os níveis elevados em decorrência das constantes chuvas na região.

O envio de insumos é programado devido à facilidade de navegação nos rios do Vale do Juruá (Foto: Gleilson Miranda)

Segundo o Depasa, a previsão é concluir o transbordo para então seguir a viagem que leva em torno de cinco dias, se não houver empecilhos na navegabilidade.