Governo faz transferência via UTI aérea de jovem com síndrome não identificada

Vinícius Afonso ficará internado no Hospital das Clínicas de São Paulo (Foto: Cedida)

Nas primeiras horas desta terça-feira, 3, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou a transferência do paciente Vinícius Afonso Maia, de 13 anos, via Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) aérea.

O jovem, portador de síndrome não identificada, foi encaminhado para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Vinícius Afonso estava internado havia três meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, em Rio Branco.

Durante esse período, estava sendo acompanhado por profissionais da rede pública de Saúde do Estado.

Izabel Afonso diz que a transferência do filho para São Paulo lhe causa  gratidão e felicidade (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“O pedido de transferência do Vinícius deu entrada no dia 25 de novembro de 2016 no TFD [Tratamento Fora de Domicílio]. A partir disso, foi realizada a regulação, e desde então o TFD começou a fazer buscas por vagas nos hospitais do Brasil. Nesta semana conseguimos uma vaga por meio da regulação no hospital de referência em tratamento de síndromes não identificadas, em São Paulo”, conta Moisés Viana, gerente da Central de Regulação do Estado.

Para Izabel Afonso, mãe do paciente, a realização da transferência do filho para poder dar continuidade ao tratamento é um sonho.

“São dois sentimentos que tenho neste momento: primeiro de gratidão a Deus, aos profissionais de saúde do Hospital da Criança, aos profissionais da regulação do TFD, que persistiram e não desistiram do meu filho, ao governo do Estado e às assistentes sociais. O segundo é o sentimento de felicidade por estar acompanhando meu filho para um hospital que poderá, com seus recursos e estrutura, tratá-lo efetivamente, auxiliando na identificação dessa síndrome que causa tanta dor nele e em mim”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest