Uma nova chance

Governo fecha parceria para oferecer estágio a 50 socioeducandos

Projeto de ressocialização do governo existe desde 2014 e envolve Detran e ISE (Foto: Val Fernandes/Secom)

O governo do Estado, por intermédio do Instituto Socioeducativo (ISE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), fechou nesta quarta-feira, 29, uma parceria para a contratação de 50 jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas ou são egressos para atuarem como educadores de trânsito.

A medida faz parte do projeto do governador Tião Viana de ressocialização de pessoas em privação de liberdade ou egressas do sistema. Eles terão a oportunidade de uma jornada de quatro horas de trabalho por dia e receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 460,73.

A governadora em exercício, Nazareth Araújo, esteve na cerimônia na Biblioteca Pública e ressaltou que é papel do Estado dar uma nova chance a esses jovens. “Nós vimos que quando nós damos a oportunidade, as pessoas abraçam essa chance com muito carinho. Isso é bom para eles, para as famílias. É fazer um trabalho pela nossa sociedade, de se sentir pertencendo a essa sociedade”, conta.

A parceria entre ISE e Detran existe desde 2014 e já beneficiou mais de 200 socioeducandos que tiveram a oportunidade de ter um trabalho e aprender um ofício. Jovens como Gustavo Lima, hoje com 19 anos, que cumpriu 2,6 anos de medidas sócio-protetivas, mas que após o projeto viu sua vida dar uma guinada e atualmente trabalha em uma oficina de lanternagem de dia e estuda a noite para completar o ensino médio.

“Adquiri conhecimentos, aprendi coisas que não sabia, como as leis de trânsito, e isso me ajudou bastante na minha vida pessoal, porque eu conquitei novos amigos, pessoas que me ajudaram bastante na mudança e até hoje me ajudam”, disse.

“Adquiri novos amigos, pessoas que me ajudaram bastante na mudança e até hoje me ajudam”, disse Gustavo Lima, beneficiado do programa em 2016 (Foto: Val Fernandes/Secom)

Instituições unidas

Para ser inscrito no programa, é necessário que o socioeducando seja considerado apto nas avaliações do corpo técnico, de segurança e da direção do ISE, não tenha restrições para realização das atividades, comprove frequência escolar e apresente certificado de conclusão de pelo menos um curso de qualificação profissional.

O diretor do ISE, Rafael Almeida, ressalta: “Esses jovens receberão uma bolsa com a oportunidade de atuar na educação de trânsito, de sensibilizar a sociedade e fazer algo positivo pela nossa comunidade, além deles mesmo”.

O diretor do Detran, Pedro Longo, é um entusiasta do projeto e acredita que seus frutos possam ser bastante positivos. “É uma oportunidade excepcional de reintegração desses adolescentes em conflito com a lei na sociedade. Mostramos que políticas inclusivas dão certo e nós do Detran nos sentimos orgulhosos de propiciar essa oportunidade”.