Governo firma parceria com instituições para beneficiar costureiras

Cristiane Taveira agradeceu ao governo e instituições parceiras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Quando estamos em casa costuramos roupas, mas aqui, hoje, estamos costurando sonhos e bordando emoções”. Foi com esse discurso que a costureira Cristiane Taveira resumiu o ato de assinatura do termo de parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), e instituições públicas e privadas que irão executar o projeto de desenvolvimento do setor de corte e costura no Acre a partir de 2017.

O evento teve a representatividade de dezenas de costureiras, autoridades e instituições presentes na quinta-feira, 22, na Casa Civil. Na oportunidade, outra boa notícia foi anunciada pelo secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira: o investimento de mais R$ 3 milhões para o segmento.

Governador frisou a importância de se caminhar de mãos dadas (Foto: Sérgio vale/Secom)

No Acre, cerca de três mil famílias já foram contempladas com maquinário e capacitações na área, e a projeção que se faz é de que mais três mil serão beneficiadas com novos kits.

“Queremos dar novos rumos e quebrar paradigmas para essa atividade econômica que muda a história de famílias pela capacidade produtiva de mulheres”, declarou Nogueira.

Com a proposta de fazer com que, futuramente, o Acre possa ter um polo de confecção de moda, que atenda, sobretudo, a demanda local, o projeto visa a qualificação de mão de obra, para elevar a competitividade e agregar valor aos produtos no mercado da moda.

Projeto visa qualificar ainda mais a mão de obra (Foto: Angela Peres/Secom)

O termo foi assinado junto ao Sebrae, Banco do Brasil, Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco, Federação do Comércio, Instituto Federal do Acre, Federação das Indústrias, Instituto Dom Moacyr, Organização das Cooperativas Brasileiras, Acisa, Senai e Senac.

O superintendente do Banco do Brasil no Acre, Paulo Henrique Amaral, adiantou que as famílias envolvidas serão assistidas com microcrédito. O governador Tião Viana ressaltou: “O governo existe para servir e dar resposta às necessidades de uma comunidade, e somos gratos a todas as parcerias que nos ajudam a superar as dificuldades. A economia caminha se todos estiverem unidos, e é assim que o Acre tem encarado a crise”.

O que disseram

Celestino Bento de Oliveira – presidente da Acisa “Vejo esse momento como uma solução para a nossa economia por ser um grande nicho de mercado”.

Leandro Domingos – presidente da Fecomércio “Capacitação e profissionalização são o segredo para o sucesso”.

Marlúcia Cândida – primeira-dama “Esse é um trabalho que leva a fé, a força, os sonhos e a coragem. Por isso, só desejo o sucesso para esse setor”.

Leo de Brito – deputado federal “Quando olho as milhares de famílias atendidas com pequenos negócios, acredito que nossa economia está indo no rumo certo. Por isso, reafirmamos a parceria do nosso mandato sempre”.

Vice-governadora Nazareth Araújo “Participar do nascimento de um projeto como esse que passa por ajustes e tantos alinhavos é gratificante por sabermos que famílias terão a oportunidade de continuar empreendendo”.

José Carlos dos Santos – presidente do Sindicato de Camelôs e Feirantes de Rio Branco “Estamos nos comprometendo com esse projeto, porque sabemos do potencial que tem o setor no estado para atender a demanda do mercado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter