Governo forma 1.500 Bombeiros Mirins em 2017

Tiveran início esta semana, em municípios acreanos, as formaturas dos alunos do Projeto Bombeiro Mirim. A primeira cidade a realizar a solenidade foi Sena Madureira, seguida de Feijó e Tarauacá. Esta é a oitava edição da iniciativa, que começou em 2010. Até aqui foram atendidas cerca de cinco mil famílias, com 1.500 adolescentes matriculados apenas este ano.

Comovida, Antônia Marciane, mãe da aluna Camilly Menezes, de 12 anos e que foi destaque do projeto em Sena Madureira,  disse que o Bombeiro Mirim foi muito importante na vida de sua família e pediu ao governo do Estado que permaneça investindo nos jovens e adolescentes por meio do Corpo de Bombeiros.

O programa funciona nos contraturnos, pois um dos pré-requisitos para ingressar é estar devidamente matriculado e frequentando escolas públicas. Podem participar adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos. Durante o desenvolvimento da ação social, os estudantes são instruídos com disciplina, com o foco principal em valores éticos, morais e cívicos, além, também, de serem inseridos em projetos sociais e culturais.

Desde que foi implantado, o programa vem apresentando resultados significativos. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, o Bombeiro Mirim provoca quebra de paradigmas, “uma vez que insere no cotidiano desses jovens a disciplina dispensada aos militares em busca de resultados como a obediência e o respeito a tudo e a todos”.

O promotor Fernando Henrique, da comarca de Sena Madureira, ressaltou que, de acordo com os relatos dos diretores e do Poder Judiciário, a implantação do projeto nos diversos municípios fez aumentar a frequência e o aproveitamento escolar em mais de 60%, enquanto os índices de delinquência juvenil reduziram em mais de 50%.

Os resultados positivos fizeram do projeto um programa de governo. As formaturas deste ano ainda serão realizadas em Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter