Governo forma 32 profissionais da Saúde no Vale do Juruá

“O governo tem priorizado a formação técnica e capacitação de nossos técnicos” – diz o secretário Armando Melo (Foto: Onofre Brito)
Armando Melo: “O governo tem priorizado a formação técnica de nossos técnicos” (Foto: Onofre Brito)

Mais 32 profissionais da área de Saúde do Vale do Juruá receberam certificados de conclusão do curso de técnico de análises clínicas nesta quarta-feira, 4. Todos já atuam na Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) ou nas secretarias municipais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O curso foi oferecido especialmente aos microscopistas, que trabalham no combate à malária pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Instituto Dom Moacyr (IDM).

O titular da Sesacre, Armando Melo, avaliou: “Este tipo de formação é fundamental para que melhore a qualidade do atendimento à saúde, por isso o governo tem priorizado a formação técnica”.

Segundo o secretário, com a conclusão do curso, os técnicos poderão exercer seu trabalho por meio do concurso já realizado, em que alguns deles passaram.

Todos os formandos já trabalham na Sesacre ou nas secretarias municipais (Foto: Onofre Brito)
Todos os formandos já trabalham na Sesacre ou nas secretarias municipais (Foto: Onofre Brito)

A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, contou que o IDM já formou mais de 70 mil pessoas na execução de programas como o Pronatec e o Pronera, oferecendo cursos nas áreas de serviços, gastronomia, design, serviços, saúde, floresta e cultura, entre outros.

“O Juruá está bem servido. No próximo mês estaremos trazendo mais um curso técnico para Cruzeiro do Sul, em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE) e também um curso de formação inicial e continuada para Rodrigues Alves”.

Satisfação

A microscopista Rosa Maria Freitas disse que se sente mais preparada para trabalhar depois do curso: “A gente quer o melhor, passar confiança às pessoas que procuram o nosso trabalho”.

Já Sebastião Alves é servidor do Hospital da vila Santa Luzia há nove anos e considera que o curso ampliou seus conhecimentos em outras áreas ligadas ao trabalho em laboratório.

Mesmo sendo do interior de Tarauacá, Denis da Rocha Fontes enfrentou as dificuldades e fez o curso visando melhorar seu trabalho no hospital do município. “A gente está nesta solenidade com orgulho. Enfrentamos dificuldades, mas hoje estamos chegando a um final feliz”.