Ação social

Governo forma mais de 120 crianças e jovens no projeto da Banda de Música Mirim da PMAC

“Em tempos de crises e dificuldade, o compromisso social da PM faz o envolvimento por meio da música dessas crianças, e com certeza daqui sairão pessoas melhores”, disse Nazareth Araújo (Foto: Val Fernandes/Secom)

Mais de 120 crianças e adolescentes se formaram na manhã desta quarta-feira, 17, no projeto da Banda de Música Mirim da Polícia Militar do Acre (PMAC). Durante o curso, os alunos recebem aulas de teoria musical, prática instrumental e de conjunto, além de instruções próprias da instituição militar, como hierarquia e disciplina, ordem unida e educação física.

A governadora em exercício Nazareth Araújo acompanhou a formatura da turma na Praça da Revolução, resultado de um projeto que existe desde 2014, com o objetivo de alcançar jovens com uma atividade lúdica e artística, combatendo as drogas e implantando cidadania.

“Este é um projeto que com certeza deixa a gente muito feliz, porque a Polícia Militar abraçou essa causa. Em tempos de crises e dificuldade, o compromisso social da PM faz o envolvimento por meio da música dessas crianças, e com certeza daqui sairão pessoas melhores. Eu acredito na prevenção e no trabalho de união que fazemos com as famílias e a comunidade pela juventude”, ressalta a governadora.

Despedindo-se do comando da corporação nesta quinta-feira, 17, o coronel Júlio César falou sobre a emoção de encerrar sua gestão à frente da PMAC com uma ação de tamanho impacto.

“É com muita satisfação que entregamos esta turma com depoimentos emocionados dos pais na transformação que o projeto causou na vida das crianças com esporte e música, ocupando o tempo delas e tirando-as da ociosidade”, conta o coronel.

Transformação

A turma de Banda de Música Mirim da PMAC aproveitou a oportunidade para colocar todos os conhecimentos aprendidos em prática e entoar músicas da corporação e da MPB, como o cantor Roberto Carlos.

Suzana Souza, mãe de Lucas Santana, virou uma verdadeira admiradora do projeto (Foto: Val Fernandes/Secom)

A jovem Jeniffer Macambira, de 18 anos, conta animada como foi aprender a tocar clarinete durante o tempo da turma. “Eu não sabia tocar nada, mas sempre tive vontade de aprender algum instrumento. Já aprendi bastante e é um trabalho maravilhoso, com pessoas que cuidam da gente e sempre estão ali para nos ajudar no que precisarmos. Eles são nossa segunda família. É incrível participar deste projeto”, relata a jovem, que agora sonha participar da banda principal da PM.

Suzana Souza, mãe de Lucas Santana, virou uma verdadeira admiradora do projeto. O filho, de apenas 10 anos, estava com um comportamento bastante difícil, causando problemas em casa e na escola. Participar do projeto ajudou a fazer toda a diferença.

“Antes eu recebia muita reclamação da escola e o comportamento dele em casa não era dos bons, então eu recebi um convite para ele fazer parte da banda e hoje ele mudou totalmente. Posso dizer que o Lucas está uma criança que não era antes. Eu agradeço muito a oportunidade que nós recebemos e ele virou uma criança muito elogiada.”

As inscrições para a nova turma da Banda de Música Mirim da Polícia Militar do Acre estarão abertas do dia 29 de janeiro a 2 de fevereiro. São aceitos jovens de 10 a 18 anos.