Governo forma nova turma em curso de Operador de Computador no Telecentro do Horto Florestal

Vinte e quatro jovens e adultos se formaram nesta quinta-feira, 6, no curso de Operador de Computador ofertado no Telecentro do Horto Florestal, em Rio Branco. O curso é oferecido gratuitamente pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Somente na gestão do governador Tião Viana, mais de 17 mil jovens passaram pelos cursos dos telecentros, projetando, assim, novas perspectivas de futuro profissional. Na próxima semana, duas novas turmas terão início, selando o trabalho desenvolvido ao longo de 2018.

“É um sentimento de dever cumprido. A gente está fechando essa gestão com mais de 17 mil pessoas capacitadas nos telecentros. Então esse momento de certificação, em que a gente vê no rosto de cada um a satisfação de ter cumprido uma etapa de 80 horas de um curso de operador de computador, é muito gratificante para qualquer pessoa”, destaca André Gasparini, diretor da Sect.

Maria Antônia acredita que o curso abrirá novas portas no mercado de trabalho (Foto: Agnes Cavalcante/Secom)

Apontada como aluna destaque da turma, Maria Antônia Rocha acredita que o curso trará novas oportunidades no campo profissional e já projeta seus próximos passos para 2019. “Para mim, foi um aprendizado bem maior e amplo que só trouxe benefícios, porque eu ganhei bastante conhecimento de coisas que não sabia, como o meio ambiente, e pude vivenciar de perto. Foi uma coisa muito gratificante, e o que eu tenho a dizer é que esse trabalho está crescendo a cada dia melhor. Acredito que tudo isso que está sendo feito só vai trazer grandes benefícios para a comunidade.”

Lecionando no telecentro há 10 anos, o professor Alan Vulcão destaca que, além dos conhecimentos práticos relacionados à operação de computadores, os alunos também passaram por atividades de conscientização ambiental. Para ele, o trabalho representa uma grande contribuição para a comunidade.

“Fico muito grato por todos eles. Alguns já estão trabalhando com os conhecimentos adquiridos no curso, e o mérito é todo deles. Só temos a agradecer por mais esta formatura, e destacar que a turma não é somente de operador de computador, mas também tivemos a parte de educação ambiental, que incentiva a sustentabilidade no ambiente de trabalho com algumas ações como reaproveitamento de papel, entre outros. É uma pequena semente que plantamos, com a certeza de que ela vai prosperar”, enfatiza o docente.

Joana Assis, coordenadora do Telecentro Horto Florestal, destaca que são mais de 250 alunos formados na unidade. “Só aqui no Telecentro do Horto Florestal já formamos 250 alunos. Isso é muito importante, porque é um curso que não tem custo para os alunos e a adesão é muito grande. A gente fica bastante feliz porque isso é só um pontapé inicial para que eles deem início a outros cursos e nunca parem se se capacitar.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter