Natex

Governo garante entrega de 90 milhões de preservativos para o Ministério da Saúde

Em agenda no Ministério da Saúde (MS) em Brasília nesta segunda-feira, 11, o governador Tião Viana tratou sobre a prorrogação do contrato do órgão com a empresa Natex. O acordo prevê a entrega de 90 milhões de preservativos produzidos com látex natural, extraído em sua maior parte por seringueiros em Xapuri.

Durante a reunião, o governador Tião Viana garantiu a prorrogação do contrato (Foto: Thamara Amorelli)

A secretária adjunta do MS, Sônia Brito, informou que o parecer sobre a prorrogação foi positivo e que o próximo passo agora é traçar um plano sobre a produção. Desde maio deste ano, a fábrica entrega diretamente as demandas contratadas para Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Em julho, mais de 1,5 milhão de unidades foram entregues em Rondônia.

“Esta parceria com o MS fortalece a cado ano o trabalho da Natex, que é o ponto final de uma cadeia produtiva diretamente da floresta. Recentemente, representantes da ONU [Organização das Nações Unidas] estiveram no Acre para planejar um novo modelo de ação para a indústria”, afirma o governador, explicando que a indústria representa um modelo de economia sustentável tanto ambiental quanto social.

A fábrica é responsável pelo fornecimento de 15% dos preservativos distribuídos pelo ministério em todo o Brasil. Emprega mais de 120 funcionários diretamente e possui 700 famílias extrativistas cadastradas para o fornecimento do látex. O contrato entre a fábrica e o MS se dá por intermédio da Fundação de Estado de Tecnologia do Acre (Funtac).

Emendas parlamentares

Ainda em Brasília, o governador tratou com o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Natalino Oldakoski, sobre a liberação de emendas e convênios de parlamentares para o setor de Pequenos Negócios no Acre.

Govenador Tião Viana em agenda no Ministério do Trabalho (Foto: Thamara Amorelli)