Governo garante mais medicamentos para municípios do interior

Veículo da Sesacre sendo carregado com os medicamentos e materiais para entrega no interior (Foto: Cedida)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária e da Assistência Farmacêutica, realiza a entrega de lotes de medicamentos e materiais de saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões do Tarauacá/Envira e Vale do Juruá.

Os medicamentos, liberados pelo Ministério da Saúde, contribuirão com os serviços que são oferecidos pelas unidades e serão encaminhados a partir desta segunda-feira, 11, para Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Porto Walter e Tarauacá.

Nos lotes enviados estão itens como contraceptivos e cerca de 27 mil repelentes em spray que vão ser entregues a mulheres grávidas atendidas pelas unidades de saúde desses municípios. Os repelentes são usados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e do vírus zika.

Outro material de destaque é a entrega de estetoscópios de pinard. São cerca de 75 equipamentos, que têm por finalidade constatar a cada consulta a presença, o ritmo, a frequência e a normalidade dos batimentos cardíacos fetais.

Serão entregues também cadernos de atenção básica e atenção ao pré-natal de baixo risco, manuais técnicos de gestação de alto risco, guia técnico de testes rápidos de gravidez e norma técnica para atendimento às mulheres com gestação de bebês anencéfalos.

“Esses medicamentos e materiais são importantes para que as unidades básicas de saúde possam atender a população de seus municípios com mais qualidade”, destaca João Paulo Silva, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Sesacre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest