Governo garante mais recursos para o combate à malária no Acre

O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, esteve em Brasília nesta quarta-feira, 24, para participar de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e cumprir agenda em alguns ministérios e órgãos do governo federal.

No retorno, uma excelente notícia: Arruda anunciou a garantia de liberação de mais de R$ 800 mil reais pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde para ações de combate à malária, principalmente na região do Juruá.

Parte desse valar, cerca de 200 mil reais, será  destinado à Secretaria Estadual de Saúde. Cruzeiro do Sul deve receber algo em torno de 474 mil reais, Mâncio Lima 76 mil reais, e Rodrigues Alves, mais de 72 mil reais.

Além do recurso financeiro, a Sesacre vai distribuir mais de 20 mil mosquiteiros impregnados de inseticida que ajudam a prevenir a doença.

“Essa é a nossa parte. Ir ao governo federal, falar da importância do combate da liberação de mais recursos para o combate à malária. No entanto, precisamos que todos façam a sua parte. Os municípios são parte essencial nessa luta, já que as ações são municipalizadas, e é claro que precisamos contar com o apoio da população”, destaca o gestor.

Reunião do Conass foi nesta quarta em Brasília (Foto: Assessoria Conass)

Durante o encontro, o secretário de Vigilância em Saúde, Osney Okumoto, fez uma apresentação sobre a situação atual da malária no Brasil.

No Acre, mais de 98% dos casos da doença estão concentrados em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, que formam a Regional do Juruá.

Em sua fala durante a reunião do Conass, Arruda explanou sua preocupação principalmente com Cruzeiro do Sul, já que a prefeitura anunciou recentemente a demissão de 50 agentes de endemias.

“Com essa dispensa, Cruzeiro vai ficar apenas com os profissionais que são financiados com os recursos do Ministério da Saúde. Nossa preocupação é que essa redução de agentes implique o comprometimento das ações efetivas de combate à doença”, destaca.

Leia mais: Em Brasília, Tião Viana cobra ações de segurança nas fronteiras e de saúde pública

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter