Governo garante UTI aérea para jovem de 13 anos que necessita de cirurgia do coração

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem envidado todos os esforços para garantir um atendimento de qualidade à população. Nesta quinta-feira, 14, graças a uma parceria com o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira (FAB), foi possível o transporte de uma paciente para o Hospital do Coração, por meio de uma UTI aérea até São Paulo.

Trata-se de uma garota de 13 anos que vai realizar uma avaliação, para posterior cirurgia do coração. O transporte saiu a custo zero para o Estado e a mobilização do governo garantiu ainda o transporte de helicóptero desde o aeroporto internacional de Guarulhos até o hospital.

Secretário Alysson Bestene (à esquerda) nos preparativos para a viagem da jovem; ele agradeceu o esforço do governador Gladson Cameli em firmar parcerias para garantir o suporte do governo federal (Foto: Junior Aguiar/Asscom)

Para o secretário de Saúde Alysson Bestene, que acompanhou pessoalmente o embarque da criança, a parceria do governo do Estado com o governo Federal tem sido de fundamental importância para garantir esse tipo de atendimento.

“Quero fazer um agradecimento especial ao governador Gladson Cameli, que em uma visita a Brasília fez esse contato com o Ministério da Saúde e, de prontidão, foi estabelecida uma aeronave toda equipada para buscar essa criança e levar para o Hospital do Coração, cirurgia que era tão necessária nesse momento”, explicou.

Ele agradeceu também o esforço de toda a bancada acreana do Senado Federal, cujos senadores  contribuíram sobremaneira para que esse atendimento emergencial pudesse estar acontecendo. “Com a ajuda dos nossos três senadores conseguimos evitar um problema maior e esse é o nosso trabalho junto a Sesacre”, disse.

Aeronave da FAB que é convertida em UTI Aérea, lno aeroporto de Rio Branco; equipe aeromédica levou paciente até São Paulo (Foto: Júnior Aguiar/Asscom)

Alysson Bestene destacou ainda o empenho do governador Gladson Cameli em alguns órgãos em Brasília, o que garantiu a vinda de uma aeronave apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que irá servir, agora, para transportar pacientes de localidades distantes até a capital por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Agora temos os trâmites burocráticos para que essa aeronave se desloque da região Centro-Oeste do nosso país e venha para a nossa capital. Ela vai servir como transporte aéreo nas localidades mais distantes do nosso Estado ajudando as pessoas dessas localidades para que elas possam vir a Rio Branco fazer os procedimentos”, afirmou.

Outro instrumento importante que o governo do Acre disponibiliza para a realização de transporte aéreo de pacientes de localidades isoladas é o helicóptero João Donato. “O helicóptero nos dará também esse suporte, o que irá ajudar a salvar vidas e é isso que importa ao nosso governo”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter