Governo implanta hortas comunitárias em escolas e unidade socioeducativa

Área onde a horta será construída já está sendo preparada (Foto: Angela Peres/Secom)

Três escolas públicas na Cidade do Povo e a unidade Mocinha Magalhães, do Instituto Socioeducativo do Acre, devem ganhar hortas comunitárias. A ideia, que partiu da comunidade escolar, já está sendo executada pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco.

Os trabalhos na escola Frei Heitor Maria Turrini já começaram. Nas próximas semanas as equipes iniciam a instalação das hortas nas escolas Raimunda Silva Pará e Frei André Ficarelli.

Na parceria com o ISE, as socioeducandas da unidade Mocinha Magalhães, no bairro Floresta, também devem integrar as atividades.

“Esse foi um pedido da comunidade escolar e que recebeu o apoio do governador Tião Viana. Estamos realizando esse trabalho com a parceria da prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura e Floresta (Safra), que nos cedeu equipamentos e alguns técnicos”, comentou Paulo Sérgio Brana, coordenador das cadeias produtivas na Seaprof.

A área onde a horta vai ser construída já começou a ser preparada. Nos próximos dias os técnicos da Seprof, Safra e comunidade escolar iniciam a distribuição do barro mineral e adubo orgânico em todo o espaço.

Segundo a diretora da escola Frei Heitor Maria Turrini, a ideia é envolver diretamente pelo menos quatro pais de alunos no projeto. Inicialmente a produção da horta visa atender a demanda da merenda escolar.

“Queremos, primeiramente, atender a demanda do lanche servido aos alunos. Essa refeição já é muito boa, mas acreditamos que essas verduras e hortaliças podem incrementar a alimentação. No futuro, os pais envolvidos na atividade podem até comercializar o excedente”, afirmou a gestora França Assis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter