Governo inaugura segunda agroindústria de mandioca e expande cadeia produtiva

Investimentos do governo aumentam e diversificam a produção (Foto: Arquivo Secom)

Com o maior rendimento agrícola do país por hectare de produção de mandioca, segundo estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Acre tem caminhando rumo à modernização e industrialização dessa cadeia produtiva.

Neste sábado, 16, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), consolida o investimento de R$ 1,1 milhão, com a inauguração da segunda agroindústria de mandioca, localizada em Xapuri. A terceira agroindústria, prevista no projeto, será entregue no Bujari, nos próximos dias.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Xapuri é o 15° maior produtor de mandioca, com mais de 30 mil toneladas ano, comercializadas no mercado local. Com a implantação do novo empreendimento industrial, o Estado vai beneficiar mais 30 famílias de produtores, incentivando a expansão da cadeia na região.

A produção de mandioca no Acre é superior a de todos os outros grãos, tendo como principal fim o seu processamento. No Brasil a média produtiva da macaxeira é de 15,2 toneladas por hectare, enquanto no estado o rendimento agrícola sobe para 29,3 toneladas por hectare.

As agroindústrias são compostas por maquinário industrial utilizado no processo de produção – limpador da raiz, descascador, cevador elétrico, triturador, prensa, forno elétrico e o torrador.

Com a mecanização das casas de farinha, estima-se o aumento em até 50% da produção de farinha, resultando na melhoria da qualidade do alimento fabricado, por meio da inserção de novas técnicas agrícolas e utilização dos equipamentos, que propiciam maior eficiência no processo de fabricação.

“A gente acredita que Xapuri, em um breve espaço de tempo, pode se tornar uma grande produtora de farinha industrializada. Com a inauguração dessa segunda agroindústria, teremos uma produção média de uma tonelada de farinha e goma, por dia. Os investimentos em comunidades mais distantes geram uma melhor distribuição de renda e qualidade de vida”, destaca o secretário da Seap, José Carlos Reis.

Até o final da gestão do governador Tião Viana, em 2018, a Seap planeja implantar 28 agroindústrias de mandioca em todo o estado.

Leia também: Investimentos na cadeia produtiva da mandioca ampliam renda e qualidade de vida de agricultores

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter