Espaço da reabilitação

Governo inaugura setor de fisioterapia do Into nesta sexta

Com o objetivo de atender à demanda de reabilitação e fisioterapia do estado, o governador Tião Viana entrega nesta sexta feira, 7, a segunda etapa do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into).

“Esse espaço que vamos inaugurar na segunda etapa será para atender o serviço de oficina ortopédica e de reabilitação neurológica e física com novos e modernos equipamentos, para melhor atender à população”, destaca a coordenadora de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre),  Lorena Seguel.

Com a inauguração, os atendimentos de reabilitação e fisioterapia, que atualmente são realizados na Fundação do Bem-Estar Social (Funbesa), passarão ao Into, assim como os trabalhos de confecção de próteses e órteses da oficina ortopédica.

Into

O Into é a primeira unidade de referência da Região Norte especializada em tratamento de lesões ortopédicas. Localizado na BR-364, próximo ao Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, é resultado de um convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o governo estadual, no valor de R$ 35 milhões.

E em sua primeira etapa, foi entregue o Centro de Diagnóstico por Imagem, que só na aquisição de equipamentos para as salas de ressonância, ultrassonografia, raio-x e comando de tomografia foram investidos mais de R$ 7 milhões.

Paciente sendo atendido no Centro de Diagnóstico por Imagem do Into (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Ainda está prevista a entrega de enfermarias, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do centro cirúrgico, com quatro salas para cirurgias ortopédicas e neurológicas.

“A previsão é de que o Into aglomere o serviço todo, ou seja, a pessoa quando recebe o atendimento vai desde o cirúrgico até a reabilitação, no mesmo local, melhorando as condições de atendimento e resultando em uma recuperação com mais qualidade”, explica Lorena.