Na capital

Governo inicia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Supervisores e visitadores de cinco municípios estão em Rio Branco para participar da qualificação (Foto: Angela Peres/Secom)

Ao longo desta semana, supervisores e visitadores que fazem parte do Programa Criança Feliz nas cidades de Bujari, Brasileia, Porto Acre, Santa Rosa e Sena Madureira estarão em Rio Branco para participar do primeiro ciclo de capacitação do programa ofertada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia, explica que no Acre o Criança Feliz está aliado ao Programa Primeira Infância Acreana (PIA) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e que ambos contam com o apoio do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo.

“Vamos somar forças para que a gente possa, pelo governo do Estado e governo federal, atender as nossas crianças de zero a três anos e de zero a seis anos. Os técnicos capacitados vão voltar aos municípios e replicarem a metodologia da visitação dessas crianças que são cadastradas no Bolsa Família”, disse Gabriel Maia.

O Programa Criança Feliz prevê por meio de dois pilares: a intersetorialidade e as visitas domiciliares, promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, tendo como público prioritário: crianças de zero a três anos e gestantes atendidas do Programa Bolsa Família e crianças de zero a seis anos assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Danielly Macedo, coordenadora estadual do Criança Feliz, revela que serão capacitadas 100 pessoas em todo o Acre. “Em nosso estado, 17 municípios participam e foram divididos em cinco grupos. Estamos iniciando um ciclo de formação com 40 horas”, detalhou a coordenadora.

Abertura da capacitação ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Angela Peres/Secom)

Melhoria nos atendimentos

Roseneide Delino, supervisora do programa em Santa Rosa, está participando da qualificação. “Foi importante à adesão ao programa porque vamos alcançar mais famílias do que as que já atendemos, principalmente as famílias isoladas, ribeirinhas que muitas vezes não têm acesso à informação. A expectativa é que venha garantir melhor qualidade no atendimento e o programa possa contribuir principalmente para ajudar os pais na formação dos seus filhos”, completou a supervisora.

A estimativa é que o Criança Feliz atenda cerca de 100 crianças na região de Santa Rosa.