http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/2012_agosto2_thumbnails_thumb_03dasdasdadda.jpg
Governo

Governo inicia limpeza do Rio Antimary

Terezinha Moreira (Assessoria Seap)
28.08.2012 18:54
Atualizado 28.08.2012 às 18:54

Limpeza do rio beneficiará famílias moradoras da Floresta Estadual do Antimary (Foto: Assessoria Seap)
Limpeza do rio beneficiará famílias moradoras da Floresta Estadual do Antimary (Foto: Assessoria Seap)

Limpeza do rio beneficiará famílias moradoras da Floresta Estadual do Antimary (Foto: Assessoria Seap)

No último sábado, 25, o secretário adjunto da Secretaria de Agropecuária (Seap), Mamed Dankar, entregou ordem de serviço para a empresa que ganhou a licitação para a limpeza de 20 quilômetros do Rio Antimary. As atividades já se iniciaram e 120 famílias serão beneficiadas com a ação. A entrega foi feita na presença de Francisco Silva de Souza, presidente de Associação Limoeiro.

O serviço é parte de um convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que prevê a limpeza e desobstrução de 39,7 km de rios e limpeza de 128 hectares de lagos, nos municípios de Bujari, Manuel Urbano, Jordão, Tarauacá e Feijó. O projeto está orçado em R$ 644.567, dos quais já foram liberados R$ 290.000.

A empresa que ganhou a licitação recebeu a ordem de serviço e já está autorizada a realizar o serviço, com a orientação de contratar pessoas das comunidades beneficiadas, visando aproveitar todo o conhecimento da região e, ao mesmo tempo, gerar renda para os trabalhadores locais.

O rio é a única via de transporte na época de chuva para as famílias da Floresta Estadual do Antimary. A produção no local é principalmente da coleta de castanha e borracha e da produção de farinha de mandioca. No último ano foi pelo Rio Antimary que as famílias transportaram cerca de 10 mil latas de castanha, além da borracha e farinha.

Serão beneficiadas com a ação os produtores e extrativistas das associações Limoeiro, Asfea, Canary I, Horizonte, Caranary II e a Cooperativa Agroextrativista de Produtores do Antimary.

Mais notícias