Governo inicia novas turmas do Quero Ler em Senador Guiomard para 800 pessoas

São mais 800 pessoas começando mais uma etapa do Quero Ler em Senador Guiomard com o programa beneficiando 60 mil em todo o Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Centenas de pessoas em um único lugar com o objetivo de aprender a ler e escrever. Foi assim que o governador Tião Viana deu início na noite desta segunda-feira, 18, a mais uma etapa do programa Quero Ler em Senador Guiomard para novas turmas que abrangem cerca de 800 adultos que não tiveram a oportunidade de aprender o caminho das letras quando jovens.

O programa estadual Quero Ler já tirou 22 mil pessoas do analfabetismo, entre alunos estudando e os que já concluíram as aulas. A meta é alcançar 39 mil até o fim de 2017, fazendo com que o Acre zere o índice de analfabetismo, sendo o primeiro estado do Norte e Nordeste a realizar este feito.

“Estamos na etapa semifinal. As últimas turmas já vão entrar em dezembro e com isso nós vamos proclamar, como foi assumido com a população do Acre, o fim do analfabetismo. É um programa que vai direto no coração da gente e que divide esperança. É como libertar da escuridão gerações e gerações”, conta o governador.

Entre os presentes, Maria Bezerra, de 59 anos, exibia um grande sorriso. Com três filhos, todos com os estudos completos, ela comemora que agora é a vez dela.

“Estou muito feliz, é uma sensação muito gostosa de ir pra sala de aula. Não estudei na minha época porque não tive oportunidade e agora vou seguir firme e forte, agora é minha vez e se Deus quiser eu vou longe”, conta a animada senhora.

Aumentando o alcance

O Quero Ler alcança principalmente adultos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever na juventude (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo o subsecretário de Alfabetização, Evaldo Viana, além dos 800 que começaram as aulas agora, mais 600 pessoas ainda serão beneficiadas com o programa Quero Ler para fechar a etapa em Senador Guiomard.

“Estamos caminhando para o final deste grande desafio que é alfabetizar 60 mil pessoas em todo o Acre e Senador Guiomard entra também nesse processo de conclusão”, explica Evaldo.

O Quero Ler é executado desde o último ano com um investimento de R$ 42 milhões do governo do Estado, com apoio do Banco Mundial. Com isso, até 2018, o Acre reduzirá de 16,5% para 4% (ou menos) o índice de pessoas que não conseguem ler e/ou escrever.

Com o programa possuindo apoio na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Daniel Zen, um dos maiores defensores do alcance do Quero Ler, ressalta: “É um projeto feito para dar dignidade a nossa população. Fico feliz por este programa já estar na história do Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter