Governo inicia projeto de modernização do Arquivo Público

Aquisição do Arquivo Deslizante é a primeira parte do projeto de modernização (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Compactar e armazenar o maior número de documentos em um pequeno espaço é a função do Arquivo Deslizante, adquirindo pela Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA) para modernizar os documentos oficiais do Estado do Acre.

Documentos como portarias, decretos, livros de ponto e registros históricos encontram-se no Arquivo Público do Estado.

Atualmente, o Arquivo Público atende apenas as secretarias de Gestão Administrativa, de Educação e de Saúde, pois ainda não existe uma política de gestão documental implantada. O governo está desenvolvendo vários projetos que pretendem modernizar e melhorar o Arquivo Público estadual e implementar uma política central.

“Os projetos de modernização do Arquivo Público são importantes para a organização e transparência dos documentos públicos”, destaca a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho.

Arquivo Deslizante tem capacidade para cerca de 4.700 caixas box (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Além da aquisição do Arquivo Deslizante, será publicado um decreto que vai determinar a criação de comissões nas secretarias estaduais para a elaboração de tabelas de temporalidade e planos de classificação, ferramentas utilizadas para eliminar o que não tem mais necessidade dentro das secretarias e definir o que é permanente.

Também será implantada uma sala na qual os documentos serão tratados por meio da higienização e da realização de pequenos reparos. “O deslizante veio para iniciar esse processo de modernização. Agora vêm o decreto e a sala de higienização. Então, aos poucos, o arquivo está sendo tratado como realmente deve ser”, declara a chefe da Divisão de Arquivo Público, Carine Andrades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter