Governo inicia sistema de Fila Única de Cirurgias no Acre

A partir deste mês, o agendamento de cirurgias, que era responsabilidade da Central de Agendamentos de Cirurgias (CAC) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco passa a ser realizado pela Central de Regulação Estadual, por meio do sistema de Fila Única de Cirurgias, anunciado pelo governador Tião Viana em junho.

Com a mudança, o paciente terá livre acesso às informações sobre a fila de espera para a realização de determinadas cirurgias. O CAC continua responsável pelo cadastro do paciente.

Os médicos reguladores serão responsáveis por fazer o processo de agendamento das cirurgias e o mapa cirúrgico. Serão analisados fatores como exames pré-operatórios do paciente, avaliação de risco, capacidades de cirurgias diárias e até a disponibilidade do material necessário para o procedimento cirúrgico.

“Com essa mudança nós buscamos agilizar os procedimentos e evitar que pacientes passem na frente de outros em estado mais grave e com maior urgência, por exemplo. E o que é melhor, o paciente vai ter o acesso a todas as informações sobre o seu agendamento por meio da nossa central telefônica, sem necessidade de se deslocar”, assegurou a coordenadora da Rede de Urgência e da Central de Regulação de Leitos da Sesacre, Lúcia Carlos Paiva.

Segundo Lúcia, o HC conta com 47 cirurgiões em 17 especialidades médicas. “Estamos trabalhando para que o tempo máximo de espera por procedimentos cirúrgicos seja de três meses, embora a demanda por cirurgias seja grande no estado”, disse.

Telefones da Central de Regulação de Cirurgias: 3222-8177/3244-1517.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter