Governo inicia terceira etapa do projeto Acre Design

reuniao_marlucia_empresarios_moveis_30_03_2016_Angela_peres (9)
Aperfeiçoamento e design foram trabalhados em etapas anteriores do projeto (Foto: Angela Peres/Secom)

Aprimorar o desenvolvimento e a comercialização da coleção Acre, Made in Amazônia é o objetivo da terceira etapa do projeto Acre Design, que se inicia nesta segunda-feira, 2, e se estende até sexta-feira, 6. Consultorias e oficinas envolvendo cinco empresas do setor moveleiro selecionadas por edital fazem parte dessa etapa.

Para marcar o início do novo processo, empresários do setor, a primeira-dama e arquiteta Marlúcia Cândida, a secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Ofélia Machado, representantes do Sebrae/Acre e da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) estiveram reunidos com Sérgio Frison, consultor técnico do Politécnico de Milão e com o designer Bernardo Senna, na manhã desta segunda-feira, 2, no Polo Moveleiro, em Rio Branco.

“Estamos no Acre pela terceira vez e agora iremos trabalhar exclusivamente com as indústrias. A ideia é sermos bem objetivos e práticos, para que os produtos sejam lançados no mercado”, disse Bernardo Sena.

O projeto, coordenado pela Sedens, conta com a participação das empresas IIBA, Sulatina, Nascibel, Três Irmãos e Real Móveis. Nas duas etapas anteriores, essas empresas trabalharam o aperfeiçoamento das coleções desenvolvidas e a transferência de conhecimento em design e sistema produtivo.

Coleção Acre, Made in Amazônia

Encontro marcou o início da terceira etapa do Acre Design. (Foto: Diego Gurgel?Secom)
Encontro marcou o início da terceira etapa do Acre Design (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Detalhamos os produtos para que fosse mais fácil sua produção dentro da realidade de equipamentos industriais, madeiras de fácil acesso e locais, que não são utilizadas em outros lugares. E agora iremos reavaliar esses protótipos, se estão prontos de fato para o mercado. Com isso iremos fazer os ajustes e alterações necessárias, preparando o lançamento dos produtos em agosto em São Paulo”, comentou o design.

Marlúcia Cândida, uma das articuladoras do Acre Design, ressaltou a importância das parcerias para a consolidação e o sucesso do projeto. “Dar continuidade ao projeto só foi possível pelas parcerias, principalmente num momento de tantas dificuldades. Mas as histórias de sucesso sempre são precedidas de muitos desafios. É muito importante que as empresas aproveitem o momento, pois é uma oportunidade de negócios e de vencer os desafios. São produtos feitos aqui e que podem ser referência de design em vários mercados”, disse.

Para o empresário George Dobré, proprietário da IIBA, o Acre Design proporcionou um arrojo na cadeia produtiva do setor moveleiro. “Com foco não somente no produto, mas no valores, identidades e conceitos, conseguimos aprimorar as peças utilizando novas tecnologias”, avaliou.