Governo investe em novos equipamentos para a UTI do Huerb

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) recebeu esta semana oito ventiladores mecânicos da marca Maquet, considerados um dos mais sofisticados e tecnológicos do mundo, que não depende da rede externa de ar comprimido, garantindo o suporte avançado na manutenção da vida dos pacientes em insuficiência respiratória grave.

Aparelho mantém ventilação e oxigenação do organismo em pacientes críticos (Foto: Júnior Aguiar)

A ventilação mecânica é um dos procedimentos mais utilizados no tratamento dos pacientes críticos internados nas unidades de terapia intensiva, que são incapazes de manter a ventilação e a oxigenação do organismo sem o auxílio da ventilação artificial realizada pelo aparelho.

“A aquisição desses equipamentos traz uma maior segurança para a equipe que trabalha com doente grave, além, é claro, dos benefícios ao paciente, uma vez que são equipamentos que salvam vidas, e quanto mais moderno e sofisticados, melhor, a exemplo dos que recebemos”, ressalta a médica intensivista Iris Ferraz, coordenadora técnica da UTI do Huerb.

Coordenadora técnica da UTI do Huerb afirma que aparelhos ajudam a salvar vidas (foto: Júnior Aguiar)

A profissional explica ainda que a aquisição dos ventiladores mecânicos atende a demanda da UTI, que conta com 18 leitos. “Temos uma regulamentação que recomenda um ventilador por leito. Estamos fazendo substituição de aparelhos e ainda ficaremos dentro da UTI com ventiladores de reserva”.

Já instalados nos leitos, os ventiladores, cujo investimento foi de quase R$ 500 mil, foram adquiridos com recursos próprios do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre). Mais três equipamentos já foram comprados e devem chegar nos próximos dias à unidade.

Gemil de Abreu Júnior, secretário estadual de saúde, destaca a importância desse tipo de investimento. “Estamos falando de pacientes que estão com iminente risco de morte. É preciso oferecer o melhor para que, junto com o competente trabalho de nossos médicos e enfermeiros, possamos salvar o maior número possível de vidas”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter