valorização da cultura

Governo investe mais de R$ 40 milhões na revitalização e restauro dos espaços artístico-culturais

Como política de fomento e salvaguarda dos bens culturais, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), deu início às obras de revitalização de três espaços artístico-culturais, em ato simbólico no Museu da Borracha na manhã desta quinta-feira, 12.

Ao todo, serão revitalizados 19 equipamentos artístico-culturais, além da implantação do Museu dos Povos Acreanos na capital. Os investimentos somam mais de R$ 40 milhões, entre obras, mobiliário e equipamentos. Os espaços estão localizados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Brasileia.

Presente ao ato, o governador Tião Viana em sua fala destacou os investimentos como “um marco na salvaguarda da identidade cultural acreana”.

“O tributo que deixamos para a cultura de nosso estado representa muito, com toda a história da crise que vivemos no Brasil. Conseguimos destacar parte das oportunidades de investimentos que não são de custeio para obras de referência, como o Museu da Borracha, símbolo da memória de uma visão de amor ao passado para fazermos melhor no futuro às novas gerações. Então, o Museu da Borracha, o Memorial dos Autonomistas, o Museu dos Povos Acreanos e a Escola de Música representam a revitalização e o que há de novo em edificação. Sem cultura não há como formar valores e sentimentos bonitos para a vida”, disse.

Para Karla Martins, presidente da FEM, o programa de revitalização e restauro, bem como a criação dos Museus dos Povos Acreanos, representa um reconhecimento à importância desses equipamentos para a formação do povo acreano.

“É uma atitude magnífica do governador Tião Viana. São espaços que são incubadoras de jovens, idosos, onde os turistas têm acesso à cultura do Acre, informações de toda nossa trajetória desde os primórdios. Num momento como este no Brasil, quando a cultura vem sendo colocada à margem, o governo faz esse investimento de mais de 40 milhões de reais. Realmente, é um momento que precisa ser demarcado pelo reconhecimento a esses espaços tão importantes para a população acreana, para o Brasil e o mundo”, destacou Karla Marftins.

Na lista dos 19 espaços, a Casa dos Povos indígenas, antigo Kaxinawa, já foi entregue, e no dia 20 deste mês a população de Brasileia recebe o Memorial Wilson Pinheiro.

“São diversos investimentos, com os quais ficamos muito satisfeitos. A Seop [Secretaria de Estado de Obras Públicas] está aqui com toda a vontade e raça para, até o fim do ano, efetuar a entrega de todos esses espaços à população”, comentou o gestor da Seop, Átila Pinheiro.

Além dos 19 espaços que estão sendo reformados, os acreanos vão ganhar ainda este ano o Museu dos Povos Acreanos Foto: Gleilson Miranda/Secom

Visita ao novo museu

Antes do anúncio das obras, Tião Viana, acompanhado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, Karla Martins e Átila Pinheiro, vistoriou a obra do Museu dos Povos Acreanos.

Construído em 1960, sob o comando do frei André Ficarelli, entusiasta da arquitetura, o antigo Colégio dos Padres, que depois se tornou Colégio Meta, será um equipamento museal abrigando a história da identidade acreana.

As ferramentas tecnológicas do espaço serão acessíveis e inclusivas, permitindo que o diálogo e interação com o visitante seja feito de forma imediata, sensorial e poética.

“Todos os espaços são importantes. É o nosso amor pela história do Acre, fortalecimento da nossa cultura para as novas gerações. O Museu dos Povos Acreanos abrigará a grandeza e o significado da formação amazônica na história da cultura do nosso povo”, disse Tião Viana.

Lista dos espaços a serem contemplados

  1. Reforma e Ampliação do Teatro Barracão – Rio Branco
  2. Reforma da Biblioteca da Floresta – Rio Branco
  3. Construção da Sede do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural – Rio Branco
  4. Reforma da Escola de Música do Acre (EMAC) – Rio Branco
  5. Reforma da Sociedade Recreativa Tentamen – Rio Branco
  6. Reforma do Complexo Cultural Memorial dos Autonomistas e Theatro Hélio Mel – Rio Branco
  7. Reforma do Teatro Plácido de Castro – Rio Branco
  8. Reforma do Museu da Borracha – Rio Branco
  9. Reforma do Espaço Cultural Kaxinawá – Rio Branco
  10. Reforma da Biblioteca Pública de Rio Branco – Rio Branco
  11. Reforma e Ampliação da Usina de Arte João Donato – Rio Branco
  12. Reforma da Sede da FEM em Rio Branco/Galeria Juvenal Antunes – Rio Branco
  13. Reforma Cine Teatro Recreio – Rio Branco
  14. Reforma do Memorial Wilson Pinheiro – Brasileia
  15. Reforma da Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga – Epitaciolândia
  16. Reforma do Museu de Xapuri – Xapuri
  17. Biblioteca Pública Estadual Ancelmo Marinho Lessa – Tarauacá
  18. Reforma do Museu e Memorial José Augusto e Teatro José de Alencar – Cruzeiro do Sul
  19. Reforma do Museu de Sena Madureira – Sena Madureira