Governo investe no combate à malária no Juruá

Desde junho de 2017, as ações de vigilância e assistência em malária em Cruzeiro do Sul passaram a ser de responsabilidade municipal com a descentralização das medidas de combate à endemia de maior prevalência na região do Juruá. O município foi o último do Brasil a pactuar a descentralização do combate à doença.

Ato de descentralização da malária em Cruzeiro do Sul no ano passado (Foto: Leônidas Badaró)

Mesmo após um ano da descentralização, tendo a prefeitura assumido as ações efetivas de combate à malária, o governo do Estado não se distanciou do município, e atendendo uma determinação do governador Tião Viana, continua ajudando e fortalecendo as ações para diminuir os casos de malária na região. No próximo dia 21, por exemplo, será enviada ao município mais uma remessa de equipamentos do Plano de Apoio às Ações de Eliminação de Malária Falciparum, entre eles nove caminhonetes e 24 motocicletas.

“Mesmo com a descentralização da malária em Cruzeiro do Sul, as ações do Estado no município só têm se intensificado, por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, com esse olhar de monitoramento, de coordenação, de apoio técnico, de uma forma muito próxima, não só em Cruzeiro, mas também em Rodrigues Alves e Mâncio Lima, que são nossos três municípios prioritários. Regionalizamos o departamento de vigilância ambiental e controle de endemias, temos uma equipe que reside em Cruzeiro do Sul para acompanhar de perto os trabalhos de combate à malária no Juruá”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana.

Viana destaca ainda que com a união de esforços e integração da vigilância em saúde e atenção primária, o combate à malária vem apresentando bons resultados, quando de janeiro a maio desse ano, se comparado ao mesmo período de 2017, apresentou redução de 53% nos casos da doença em Cruzeiro do Sul.

Um dos compromissos assumidos pelo Estado foi o investimento na capacitação técnica dos profissionais que atuam diretamente no combate à malária no Juruá, a exemplo dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e microscopistas, além da realização de oficinas de atualização do manejo clínico para médicos e enfermeiros.

Diretor de Vigilância em Saúde destaca a diminuição de mais de 50% nos casos de malária (Foto: Leônidas Badaró)

Recentemente, o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, anunciou a garantia de liberação de mais de R$ 800 mil, pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, para ações de combate à malária, especialmente na região do Juruá. Somente Cruzeiro do Sul deve receber mais da metade desse investimento. Além do recurso financeiro, a Sesacre vai distribuir mais de 20 mil mosquiteiros impregnados de inseticida que ajudam a prevenir a doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter