Governo já entregou mais de 43 mil mudas frutíferas no Acre

Mais de 300 mil mudas frutíferas serão entregues até o fim de fevereiro em nove municípios do Acre (Foto: Francisco Guimarães Pereira)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), segue dando continuidade à entrega de mudas de espécies frutíferas, como parte do programa de fortalecimento da produção de frutas no Acre.

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, serão entregues 310 mil mudas a 939 famílias de Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Assis Brasil. Até agora, já foram entregues mais de 43 mil mudas.

Em alguns municípios, inclusive, a quantidade de mudas previstas já foi entregue. Bujari, por exemplo, recebeu 11,5 mil mudas, e em Sena Madureira 98 famílias produtoras rurais estão recebendo 16 mil.

“Esse programa tem uma importância estratégica para a produção familiar. Fruta é um tipo de cultura que tanto é importante para garantir renda a mais aos produtores como é um reforço na segurança alimentar dessas famílias beneficiadas”, destaca Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof.

Em Tarauacá, parte das mudas já foi entregue, e segundo o gerente da Seaprof no município, Narcélio Silva, o planejamento para levar as mudas às propriedades já está pronto. “Aqui vamos beneficiar 132 famílias em 20 diferentes associações de produtores rurais”, disse.

Nesta terça-feira, 17, já está programado mais um transporte de mudas para o interior. As primeiras comunidades indígenas de Tarauacá começam a ser beneficiadas.

As mais de 300 mil mudas são de laranja, limão, tangerina, acerola, graviola, cupuaçu, abacaxi, açaí, coco e manga, e devem ser entregues até o fim de fevereiro.

Os investimentos são resultados de parceria com o Fundo Amazônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).