Acre lança campanha de prevenção às doenças no Carnaval

“Nosso retorno é em vidas”. Com essa frase o governador em exercício, Major Rocha, realizou o lançamento oficial da campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o carnaval, que aconteceu no hall da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nesta quarta-feira, 27.

Diversos parceiros e entidades fizeram questão de prestigiar o evento. Na oportunidade foi efetuada a troca de uma lata de leite em pó integral por um abadá do Bloco da Prevenção, que sairá na segunda-feira de carnaval (dia 4 de março), às 17 horas, do Mercado Novo.

Governador em exercício, Major Wherles Rocha, com técnicos da Saúde, nesta quarta-feira, 27, durante o lançamento da campanha (Foto: Junior Aguiar/Asscom Saúde)

A arrecadação será doada para as crianças portadoras de HIV, um total de 22, que fazem tratamento e acompanhamento pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O diretor administrativo da Sesacre, Erisson Calixto, o “China”, que representou o secretário Alysson Bestene na solenidade de lançamento, disse que a equipe da Sesacre esteve mobilizada nesses 48 dias para que a população possa ter mais segurança no carnaval.

“Estamos mobilizados para alcançar com essa campanha o maior número de pessoas possível, até porque hoje em dia não existe mais carnaval de rua, somente nos bairros e como o número de casos de DSTs/Aids é elevado em nosso estado, precisamos garantir mais essa segurança para quem for brincar o carnaval”, disse.

A gerente da Divisão de DST/Aids da Sesacre, Maria do Carmo Guimarães, considerou importante a retomada da campanha e frisou se tratar de um “trabalho de formiguinha”.  Segundo ela, tem crescido a incidência de DSTs entre a população mais jovem justamente porque essas campanhas deixaram de ser realizadas.

O governador em exercício, Major Rocha, durante a solenidade, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário Alysson Bestene (Sesacre) juntamente com toda a sua equipe. “É importante esse trabalho de prevenção que vem sendo feito e a Secretaria de Saúde está antenada com isso”, afirmou.

Troca de abadá por lata de leite para as crianças atendidas pelo SAE faz parte da campanha (Foto: Junior Aguiar/Asscom Saúde)

“Temos ciência das dificuldades enfrentadas pelo secretário Alysson  e toda a sua equipe, mas destacamos o esforço, a dedicação e o carinho dos profissionais com as suas atividades e esse trabalho continuado tem que se intensificar”, destacou o governador.

Também presente à solenidade, o representante da Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac), Germano Marino, que disse ser mais barato uma campanha de prevenção e conscientização do que a compra de medicamentos e retrovirais para salvar uma  vida. “A última pesquisa aponta 112 mil casos registrados e temos que intensificar a importância do uso de preservativos”, disse.

Enfermeiros estiveram à disposição da população para informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis (Foto: Junior Aguiar/Asscom Saúde)

O representante do Ministério da Saúde (MS) no Acre, Cristiano Souza, informou sobre um convênio do governo federal no valor de R$ 10 milhões, com contrapartida de R$ 1 milhão do governo do Estado, para a retomada das atividades na fábrica de preservativos de Xapuri. “Tivemos dificuldades em dialogar com o governo anterior, mas agora vai dar certo, pois o ministério assumiu o compromisso de comprar toda a produção”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter