Governo lança Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), realizou na manhã desta quarta-feira, 4, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) solenidade de lançamento do Projeto de Respeito às Faixas de Pedestre e abertura oficial do Movimento Maio Amarelo.

A iniciativa pretende difundir o respeito às regras de trânsito e promover a mudança de comportamento da população tornando permanentes, em todo o estado, as ações de educação e respeito às faixas de pedestre.

O evento contou com a presença de autoridades locais e alunos da rede pública de ensino (Assessoria/Detran)
O evento contou com a presença de autoridades locais e alunos da rede pública de ensino (Assessoria/Detran)

As iniciativas do programa serão realizadas em parceria com diversos órgãos e visam atender todos os municípios. “Iremos atuar com engenharia de tráfego, na construção de faixas elevadas, ações de educação de trânsito nas avenidas e escolas e, por último, ações de fiscalização no desrespeito às faixas de travessia”, afirma o diretor-geral do Detran/AC Pedro Longo.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, representando o governador Tião Viana, falou da importância da união do poder público e sociedade civil para mudança de comportamento da coletividade a fim de reduzir as mortes no trânsito no Estado.

A campanha publicitária “Não tire a faixa da cabeça”, foi lançada para divulgação do programa (Assessoria/Detran)
A campanha publicitária “Não tire a faixa da cabeça”, foi lançada para divulgação do programa (Assessoria/Detran)

“Só tem uma maneira de nós encontrarmos a paz no trânsito é envolvendo toda a sociedade para fazer sua parte e ter atitudes de mudança por um trânsito mais seguro”, afirma Emylson.

O evento contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, autoridades locais e alunos da rede pública de ensino. Na ocasião, a campanha publicitária “Não tire a faixa da cabeça”, foi lançada para divulgação do programa na mídia.

Durante todo o mês de maio, o Detran/AC vai realizar diversas atividades educativas de conscientização em Rio Branco e Cruzeiro do Sul em alusão ao Movimento Maio Amarelo, para chamar a atenção da sociedade  aos altos índices de mortes no trânsito no Brasil e no mundo.

Evento lembra a morte da estudante Marina de Oliveira

Estiveram presentes na solenidade, familiares e amigos da estudante de jornalismo Marina de Oliveira, que há um mês foi vítima fatal de acidente de trânsito, em Rio Branco.

Marina estava indo ao trabalho quando outro veículo invadiu a contramão e causou o acidente que a vitimou. De acordo com a perícia, o carro causador da batida estava em alta velocidade em uma via em que a máxima permitida é de 40 km/h.

Após a morte de Marina, familiares e amigos da estudante iniciaram o movimento Sonhos de Marina (Somar), que pretende levar a sociedade para uma reflexão e mudança de comportamento para um trânsito mais humano.