Governo lança Viver Ciência Juruá e Semana Estadual de Ciência e Tecnologia em Cruzeiro do Sul

Com o tema “Amazônia Viva”, o governo do Acre lançou a terceira edição da Viver Ciência Juruá em Cruzeiro do Sul. O evento é a maior mostra de educação, ciência, tecnologia e inovação do Acre. O ato foi realizado no Centro de Referência e Inovação Tecnológica (Crie) da região.

À frente da iniciativa está a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Durante a solenidade, que reuniu educadores e autoridades locais, o chefe da pasta, Marco Brandão, falou da importância do evento para a difusão do conhecimento e lembrou que o tema da mostra deste ano busca valorizar a história dos povos amazônicos.

“Amazônia Viva vem para aliar os conhecimentos tradicionais e científicos em uma mostra que já se tornou marco para a educação do Acre. Nesta edição, vamos priorizar essas duas formas: o conhecimento popular e o científico, porque os saberes populares fazem parte da história do homem da floresta”, destaca o gestor.

Amazônia Viva busca valorizar os povos amazônicos (Foto: Mágila Campos/SEE)

A mostra possibilita que as escolas e os estudantes possam apresentar para a sociedade acreana todos os trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos no interior dos estabelecimentos educacionais.

Este ano, a Viver Ciência Juruá será realizada de 31 de julho a 2 de agosto, no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac). A diretora do Ifac, Liliane Martins, lembrou que a Viver Ciência tem o papel fundamental de despertar na sociedade cruzeirense o interesse pelas pesquisas científicas.

“Estamos ansiosos pela terceira edição, porque percebemos que ela foi um divisor de águas na educação da região, ao aproximar a comunidade das instituições de ensino, oportunizando a interação entre os diferentes públicos”, explica.

O coordenador do núcleo da SEE, em Cruzeiro do Sul, Charles Cavalcante, destacou que a Viver Ciência é um evento educacional não só da cidade sede, mas das populações dos municípios do entorno.

“Um dos grandes diferencias da Viver Ciência Juruá é que ela agrega a comunidade escolar de Cruzeiro do Sul e dos municípios vizinhos, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e comunidades rurais. Isso enriquece a educação da nossa região porque possibilita a troca de experiências e abre novos horizontes no campo científico”, comemora.

Durante a solenidade, a diretora de inovação da SEE, Cleide Prudêncio, apresentou o site desta edição e falou do período de inscrições por parte das escolas, que já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Na oportunidade foi lançada também a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, uma realização do governo do Estado, por meio da See e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sect). Este ano, o tema é “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

De acordo com a gestora da Sect, Renata Souza, as atividades irão começar já no próximo dia 18, em Sena Madureira, e durante os meses de maio e junho seguem por 10 municípios. Já a partir de julho, a programação chega às demais cidades acreanas.

“As atividades dessa programação 2018 que tem como tema “Ciência para Redução das Desigualdades” iniciam dia 18, em Sena Madureira, resultado de uma parceria com a Fameta [Faculdade Meta] e o Ifac [Instituto Federal do Acre], e nós temos uma ampla agenda nos municípios, com foco em levar ciência para o interior, além do Prêmio Jovem Cientista e atividades dos nossos telecentros. Contamos também com o apoio do Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], para a realização dessa expedição científica no interior”, destacou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter