Cidadania

Governo leva capacitação em direitos humanos para lideranças comunitárias em Manoel Urbano

Moradores de Manoel Urbano, município distante 220 quilômetros da capital acreana, receberam na última semana uma equipe de profissionais itinerantes na consolidação de políticas públicas do governo do Estado. O objetivo do encontro foi de promover a participação da comunidade na construção de uma sociedade justa e igualitária, na garantia dos direitos humanos dos cidadãos.

Como o Acre tem diversas regiões de difícil acesso, algumas comunidades que residem em áreas rurais recebem atendimentos itinerantes com diversos políticas públicas do Estado. Assim, na última semana foi a vez de equipes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) levarem atendimento e capacitação aos moradores de Manoel Urbano.

Sejudh realiza oficina com a comunidade de Manoel Urbano (Foto: Cedida)

Durante a capacitação, foram abordados temas como Direitos Humanos, Dignidade Humana, Direitos Fundamentais e Declaração Universal de Direitos Humanos durante três dias de capacitação no município acreano.

Ao todo, 60 pessoas participaram das atividades realizadas na escola Nazira Anute de Lima. Para a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da Sejudh, Maria da Luz Maia, a proposta é aproximar os cidadãos de seus direitos norteando as diretrizes de forma a atender às demandas da população.

“Pra nós, da Sejudh, o evento superou as expectativas. O quantitativo esperado era de apenas trinta pessoas, no entanto, foram feitas sessenta inscrições. Além da capacitação, recebemos uma grande demanda de pessoas em busca de atendimento jurídico. Essas serão levadas à Defensoria Pública, para que eles possam dar o devido encaminhamento. Queremos alcançar a outras cidades acreanas”, disse a coordenadora Maria da Luz.

Sejudh promove oficina sobre Direitos Humanos em Manuel Urbano (Foto: cedida)

Participaram da capacitação servidores em educação, lideranças comunitárias e indígenas. O gestor em educação em Manoel Urbano, Sérgio Nascimento, considera importante que as pessoas compreendam seus direitos e deveres diante da sociedade.

“O cidadão possui direitos muitas vezes desconhecidos por alguns, por essa razão considero que o debate foi fundamental para mostrar  às pessoas o conceito de direitos humanos e o verdadeiro papel da Secretaria de Direitos Humanos. Nós ficamos satisfeitos com essa ação e acreditamos que as pessoas que participaram das atividades serão multiplicadores  do conceito de cidadania”, ressaltou o gestor.
[box]

Proposta do projeto

Este é o início de uma série de capacitações que serão realizadas pela Sejudh nos demais municípios acreanos. Nos próximos dias, as equipes levarão estes serviços aos moradores de Porto Acre com a proposta de promover ação social e difundir as ações do governo do Estado na promoção dos direitos humanos fundamentais para todos os cidadãos.[/box]