Governo leva programa Água Para Todos ao povo Shanenawa em Feijó

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) constrói sistemas de abastecimento para comunidades rurais de Feijó. Um dos exemplos destes investimentos contempla o povo Shanenawa, que no início deste mês, recebeu 13 redes de distribuição de água, onde cada estrutura atende 5 famílias.

No total, a rede de abastecimento atende 65 famílias das Aldeias Morada Nova, Paredão, Nova Vida e Shane Kaya.

“Um investimento que chegou para contribuir com o desenvolvimento destas comunidades, que ficam próximas da aérea urbana da cidade, porém consumiam a água diretamente do rio ou de pequenos igarapés, onde as poucas redes de abastecimentos que possuíam, não atendiam 10% de seus moradores”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Sistema de água potável atende 65 famílias das Aldeias Morada Nova, Paredão, Nova Vida e Shane Kaya (Foto: André Araújo)

Foram executados os serviços de construções de poços, instalação de bombas e caixas d’água, coletas periódicas e orientação do uso racional dos recursos hídricos, na composição do programa Água para Todos, que conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social na aplicação de R$ 195 mil  nas referidas aldeias.

“Cada sistema implantado possui um poço tubular de 16 metros, uma caixa de água de 2000 litros e cinco caixas individuais de 500 litros, com toda parte hidráulica e de bombeamento”, informa o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

Carlos Brandão, representante do povo Shanenawa agradece os investimentos da gestão Tião Viana nas aldeias e comenta  sobre a felicidade poder receber água tratada e os benefícios para à vida e à saúde das comunidades.

Brandão aciona a nova rede de distribuição de água que entrou em operação na Aldeia Nova Morada (Foto: André Araújo)

“Isso tudo vai além de ter água potável nas torneiras, representa mais saúde de todos, diminuindo o índice de doenças, como a diarreia, além de garantir o nosso abastecimento na época do verão, período que passávamos por muitas dificuldades para ter água pra beber, devido à seca do rio e das cacimbas”, disse Brandão.

Neste ano, o programa Água para Todos irá beneficiar até 185 famílias indígenas em comunidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Mâncio Lima, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter