Governo manterá apoio as ações de combate à malária no Juruá

Reunião para definir ações pactuadas foi realizada na Sesacre (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Mantendo o compromisso de atuar nas ações de combate à malária na região do Vale do Juruá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou no final da tarde de segunda-feira, 16, uma reunião com a equipe de gestão de Rodrigues Alves para assegurar que manterá o apoio nas atividades de endemias.

De acordo com o secretário de Atenção à Saúde, Ráicri Barros, serão enviados ao município insumos e será mantido o pagamento de combustível para os veículos que prestam suporte nas atividades executadas pela vigilância de Rodrigues Alves.  “É de nosso interesse que a situação se estabilize”, completou Barros.

Rodrigues Alves apresenta 12 pontos de alto risco de incidência de malária, de acordo com o secretário de Saúde do município, Demétrio Livas. “Pelo menos 78% da população do município vive em área rural, por isso é tão importante esse apoio”, disse o secretário de Rodrigues Alves.

Como a nova gestão municipal assumiu neste mês, alguns tramites administrativos estão sendo organizados, entre eles os locais onde deverá funcionar a gerência de endemias, coordenada por Raimundo Pinheiro. O coordenador observou que é necessário um local que disponha de estrutura para almoxarifado e ampla garagem.

Em 2016 o Ministério da Saúde investiu R$ 274 mil em ações de combate à malária. De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância da Sesacre, o Estado investiu R$ 278 mil, entre os gastos estava o pagamento do aluguel de um espaço para funcionar a vigilância de Rodrigues Alves.

Este ano a proposta discutida na reunião é que a não haja mais necessidade de alugar um espaço. “Vamos renovar a cessão de um prédio do Estado que já era usado pelo município na gestão anterior e assim, garantir um espaço adequado para a vigilância”, pontuou Ráicri Barros.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter