Medidas preventivas

Governo monitora previsão de chuvas na bacia do Rio Madeira

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam chuva acima da média para os próximos cinco dias na bacia do Rio Madeira, mas descartam inundação da BR-364 neste período.

A informação foi divulgada durante a reunião da Sala de Crise do Madeira, nesta sexta-feira, 23. Antecipando-se aos possíveis cenários de enchente, o Acre tem acordado medidas de segurança com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), empresa que administra a Usina Hidrelétrica de Jirau, para assegurar a trafegabilidade da BR-364 entre Acre e Rondônia, que permanece normalizada.

Reunião é realizada semanalmente (Foto: Maria Meirelles/Secom)

“O prognóstico aponta que teremos chuvas acima da média, como previsto anteriormente. Porém, os modelos rodados pelo Cemaden estão indicando que o risco não é tão alto como se pensava”, salientou Vera Reis.

Como forma de segurança, as usinas de Jirau e Santo Antônio continuarão realizando suas previsões com antecipação de cinco dias, garantindo a tomada de decisões necessárias, a depender do cenário climático. Outro alerta será emitido imediatamente caso a lâmina de água do rio chegue a 30 centímetros de distância da rodovia.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, o Acre segue monitorando o nível do manancial. “Estamos acompanhando a situação do Madeira de perto e caso haja necessidade, temos um plano de contingência pronto para ser operacionalizado. Não somente a Defesa Civil do Acre, como a de Rondônia e a Hidrelétrica de Jirau”, frisou.

Na próxima semana, os representantes da ESBR estarão em Rio Branco para discutir o assunto com o governo do Acre e acordar parcerias.