Governo oferece oportunidade de trabalho a reeducandos

Em trinta dias 60 casas já foram demolidas em vários bairros da capital (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)
Em trinta dias, 60 casas já foram demolidas em vários bairros da capital (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Interesse Social (Sehab), está há um mês trabalhando com reeducandos do sistema prisional de Rio Branco no projeto “Demolindo o Passado e Construindo um Novo Acre”.

A ideia é trocar três dias trabalhados pela redução de um dia da pena. Ao final da ação, o Estado terá economizado R$ 830 mil com a demolição das casas dos bairros atingidos pela enchente do Rio Acre e que tiveram as famílias conduzidas para projetos habitacionais como a Cidade do Povo.

Nos primeiros 30 dias de trabalho já foram demolidas 60 casas nos bairros Baixada da Habitasa, Cadeia Velha, Taquari, Seis de Agosto e Cidade Nova.

De acordo com o secretário de Habitação, Jamyl Asfury, a iniciativa é inovadora, e o Estado está oferecendo a oportunidade de ressocialização a pessoas que estão trabalhando e se capacitando para o mercado de emprego quando cumprirem suas penas.

O projeto conta com a parceria do Exército Brasileiro e do Instituto de Administração Penitenciário do Acre (Iapen). “De alguma forma, tudo isso que estou vivendo está mudando a minha vida para melhor”, revelou o reeducando David Pires.