Capacitação Profissional

Governo oferece qualificação profissional a moradores da Cidade do Povo

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação profissional  é fundamental. Pensando nisso, o governo do Estado firmou nesta quinta feira, 12, parceria com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) uma parceria que visa ofertar aos moradores da Cidade do Povo, cursos em diversas áreas de trabalho.

Executado por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), o projeto de qualificação atende pessoas assistidas por programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.

Ao todo, serão realizados aproximadamente 70 cursos nas áreas de panificação, artesanato, construção civil e estética, além de conserto e manutenção de motos e bicicletas, conforme identificadas as áreas de interesses dos próprios moradores.

Moradores da Cidade do Povo são contemplados com capacitação profissional (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Eu busca de uma complementação para minha renda familiar, pretendo me especializar em estética porque a mulherada é bastante vaidosa, e essa é uma área que sempre terá uma clientela considerável. Minha renda é graças a essa oportunidade que nós temos aqui na Cidade do Povo. Sou manicure e cabeleireira e quero me especializar em depilação e maquiagem”, afirmou a autônoma Edna Salazar.

Para a gestora da Sehab, Janaína Guedes, a proposta é oferecer capacitação técnica com visibilidade para o mercado de trabalho, além de melhorar a autoestima e proporcionar um espaço de convivência e integração entre os moradores, tendo em vista serem oriundos de diferentes lugares da capital.

“A comunidade tem aproveitado as oportunidades que o governo oferece. Na primeira etapa do projeto, a comunidade foi bastante participativa, agora vamos ampliar a oferta com outras áreas de conhecimento com base na necessidade dessa região, para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho e possam acrescer a renda de suas famílias”, disse a gestora.

Serão ofertadas aproximadamente 250 vagas para os moradores das quadras 19 e 20 da Cidade do Povo, com um investimento de 80 mil. Nessa etapa do projeto, no entanto, a proposta é atender os demais moradores do complexo habitacional.

Sehab assina contrato de serviço com o Senai/Acre (Foto: Val Fernandes/SEE)

O diretor regional do Senai, César Dotto, considera que o conhecimento é determinante para a carreira profissional, e que a instituição se sente honrada em  poder contribuir com o projeto a partir da profissionalização.

“Entendemos que a profissionalização é transformadora na vida das pessoas. Represento uma instituição compromissada com o desenvolvimento e a formação profissional e temos muito orgulho em poder contribuir nesse processo com os moradores da Cidade do Povo”, afirmou Dotto.

Como participar da capacitação

Os interessados na qualificação profissional podem fazer as inscrições entre os dias 16 e 30 de Abril na Escola de Formação Profissional Campos Pereira , na Cidade do Povo. O início das aulas está previsto para 30 deste mês.

Os cursos são oferecidos de forma gratuita à comunidade. As aulas serão realizadas na Escola Profissional Campos Pereira, na escola móvel do Senai e em locais cedidos pela comunidade, tendo em vista a proximidade com as demais residências.

Parceiros do projeto

Durante a primeira etapa do programa, foram contempladas cerca de 4.500 famílias, incluindo os conjuntos habitacionais Cidade do Povo, Rosa Linda I, II e III, Jarbas Passarinho e bairro Abunã.

Na segunda etapa, além da contratação do Senai, a Sehab conta com a parceria do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Dom Moacir (IDM) e Fundação Elias Mansour (FEM).