Governo participa de capacitação para ajudar comunidades extrativistas

feira_shopping_08_05_2016_angela_peres-8-580x349
Mais de 300 famílias trabalham com artesanato na reserva (Foto: Angela Peres/Secom)

O governo do Estado, por meio da Coordenação de Artesanato Acreano, vinculada à Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), participou na última semana de oficinas promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Banco do Brasil (FBB) e Fundo Amazônico, em Brasília, que capacitaram os participantes para o II Edital do Ecoforte Extrativista da FBB. Se contemplado, o projeto que o Acre vai inscrever deve beneficiar famílias da Associação de Seringueiros Cazumbá-Iracema.

Na Reserva Cazumbá, há mais de 300 famílias envolvidas com o artesanato. Associadas, há o equivalente a 47 famílias. O recurso, com teto de R$ 600 mil, tem previsão de liberação para o início de 2017, com a contrapartida de 1% do governo estadual.

De acordo com a coordenação, os valores deverão ser aplicados no aprimoramento de técnicas artesanais, beneficiamento e processamento de polpas do açaí e óleos de castanha.

Nesse sentido, foram ofertadas 30 vagas para capacitar gestores, técnicos e servidores para ajudar associações e cooperativas extrativistas a elaborar projetos. O edital Ecoforte Extrativismo está com inscrições abertas até 4 de julho, com o objetivo de apoiar a estruturação de empreendimentos econômicos coletivos do bioma Amazônia.