Governo, Peixes da Amazônia e Ifac se unem por uma nova ração para pirarucu

: O objetivo é gerar maior competitividade do pirarucu acreano, diminuindo custos e melhorando o potencial proteico (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Objetivo é gerar maior competitividade do pirarucu acreano, diminuindo custos e melhorando o potencial proteico (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana participou na tarde desta terça-feira, 20, de uma reunião envolvendo governo do Estado, o Instituto Federal do Acre (Ifac), a Peixes da Amazônia e o Projeto Pacu, pelo objetivo de criar uma nova ração para o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do Brasil e com um gigantesco potencial econômico para o Acre. Ele pode atingir três metros e seu peso chegar a 200 quilos.

Segundo o diretor da Peixes da Amazônia, Fábio Vaz, o esforço institucional por uma nova ração para o pirarucu é necessário para dar maior competitividade ao peixe acreano, com uma nova fórmula capaz de diminuir custos e garantir o desenvolvimento do pescado na região.

“Existem investimentos no Acre por um pirarucu intensivo, onde você vai retirar entre 50 e 70 toneladas por hectares. E isso requer uma alimentação diferente, que a fábrica da Peixes da Amazônia ainda precisa desenvolver. Por isso pedimos ajuda ao governo do Estado, Ifac e Projeto Pacu para fecharmos essa reformulação”, conta.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, também participou do encontro para definir os estudos. Para ele, há uma garantia de sucesso muito grande para a cadeia produtiva do pescado no Acre. “Mas sabemos que o ponto de equilíbrio é a ração. Então, com este gesto, vamos trabalhar numa ração específica do Acre, para avançar em garantia e competitividade.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter