Governo planeja avanço de hemodiálise no Acre

Reunião tratou sobre a possibilidade de parcerias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em agenda com a médica Jarine Nasserala, nesta terça-feira, 3, o governador Tião Viana tratou sobre ações para avanço no tratamento de hemodiálise do estado. Dois pontos foram analisados: a instalação de uma clínica em Brasileia, no Alto Acre, e a parceria do governo para especialização em nefrologia.

Jarine explica a importância dessa parceria para a qualificação de profissionais a trabalharem no Hospital das Clínicas do Acre. “É muito difícil enviar profissionais para se especializarem em outros estados, porque eles acabam sendo absorvidos pela própria demanda dos hospitais locais”, disse.

Ela pontua ainda que é essencial este serviço para ampliar o serviço de nefrologia, uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

“No estado, temos muitos pacientes renais crônicos que necessitam de atendimento especializado. Uma saída para a fixação de médicos no quadro do HC é a criação dessa especialidade”, explica. O governo entraria com o pagamento de bolsas para esses residentes.

Outra iniciativa analisada foi a construção de uma clínica de hemodiálise em Brasileia, nos moldes de uma recém-inaugurada em Rio Branco, gerida por Jarine. Ela informou que será feito um estudo de viabilidade para implantação do empreendimento.

Com 15 pacientes ingressando no programa de hemodiálise do HC do Acre e um gasto anual de mais de R$ 18 milhões do governo do Estado, surge a necessidade de ampliação de atendimento. Por meio de serviço complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), empreendimentos privados se tornam aptos a receber pacientes desse fluxo crescente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter