Estado presente

Governo põe em ação plano de intervenção social na Cidade do Povo

O governo do Estado põe em ação na Cidade do Povo um intenso plano de intervenção social unindo diversas instituições e secretarias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que lá vivem.

As ações do plano serão coordenadas pela Secretaria de Habitação (Sehab), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesacre), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SepMulheres), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Educação (SEE), Fundação Elias Mansour (FEM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Estamos integrando as secretarias para trabalhar de forma monitorada e passar à população que vive na Cidade do Povo a certeza de que o Estado está presente lá”, explica Janaína Guedes

Só em abril, serão oferecidos cursos em diversas áreas como construção civil, estética e alimentação, palestras educativas em saúde e segurança pública, diagnóstico dos trabalhadores da UPA, testes rápidos de hepatite C, HIV e sífilis, campanhas de fortalecimento escolar, formação de grupos produtivos e ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Estamos integrando as secretarias para trabalhar de forma monitorada e passar à população que vive na Cidade do Povo a certeza de que o Estado está presente lá, com cidadania e ações sociais que vão trazer harmonia e oportunidades de crescimento pessoal e em comunidade”, conta a secretária de Habitação, Janaína Guedes.

Cidade do Povo

A Cidade do Povo é o maior projeto habitacional do Estado e foi realizado na gestão de Tião Viana. O bairro planejado possui 3.348 habitações entregues, que fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, todas a custo zero para famílias moradoras de áreas de risco em Rio Branco, num investimento de R$ 350 milhões até o momento.

O projeto habitacional abriga aproximadamente de 15 mil pessoas e surgiu com o propósito de ser um bairro funcional pleno de serviços públicos para os moradores.

A comunidade tem à disposição diversos aparelhos públicos, como duas escolas de ensino fundamental e uma de ensino médio, duas creches, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Unidade Básica de Saúde, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 12 praças poliesportivas, mercado público, três postos policiais e um abrigo para as viaturas.

Outras edificações estão sendo construídas na Cidade do Povo, como a Escola de Serviços Campos Pereira, a Escola de Gastronomia, outra escola de ensino regular e a delegacia.

Leia também: Governo e Caixa realizam chamamento público para construção de novas casas na Cidade do Povo