Governo prepara ações para Dia Nacional de Luta da População de Rua

Várias instituições compõem o comitê que organização as ações para o dia 19 de agosto (Foto: Val Fernandes/Secom)
Várias instituições compõem o comitê que organiza as ações para o dia 19 de agosto (Foto: Val Fernandes/Secom)

Esta semana o gabinete da Vice-Governadoria está preparando ações que serão desenvolvidas no estado no Dia Nacional de Luta da População de Rua, comemorado no próximo 19 de agosto.

À frente das ações está o Comitê Estadual Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua, que acompanha as ações intersetoriais desenvolvidas por meio do Projeto Dignidade e Autonomia para a População em Situação de Rua.

Está entre as conquistas do Acre a assinatura, pela então ministra Nilma Lino Gomes, do extinto Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do Termo de Adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Segundo Susie Lamas, chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua do gabinete da Vice-governadoria, as pautas de direitos humanos, das mulheres, da igualdade racial e da juventude carregam consigo as marcas de lutas arduamente travadas ao longo de séculos para a conquista de direitos.

“Em âmbito nacional, os últimos anos foram decisivos para que essas agendas fossem reconhecidas como políticas públicas e ganhassem espaço próprio no governo federal, e isso vale os avanços na atenção e cuidado às pessoas em situação de rua”, destacou.

Ainda segundo Susie, “enaltecer o dia 19 de agosto é relembrar que essas pessoas têm direitos como todo e qualquer cidadão, mas que de uma forma triste foram parar nas ruas, e necessitam do olhar contínuo e atento de todos, instituições governamentais não governamentais, sempre com o objetivo de fortalecer a proteção aos direitos humanos”, contou.

Origem do Dia

No dia 19 de agosto de 2004, sete moradores de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

Conhecido como “Massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data ficou marcada como o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população.