Governo profissionaliza mulheres em situação de vulnerabilidade social

As 50 novas profissionais da construção civil receberam os certificados e foram apresentadas aos empresários locais (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

As 50 novas profissionais da construção civil receberam os certificados e foram apresentadas aos empresários locais (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), está em processo de execução do projeto “Inclusão Social e Autonomia das Mulheres do Acre”, que prevê a qualificação profissional e independência econômica daquelas em situação de vulnerabilidade social. Nesta terça-feira, 11, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), em Cruzeiro do Sul, 50 mulheres que participaram dos cursos de Pedreira e Pintura predial receberam seus certificados e foram apresentadas aos empresários locais da construção civil.

Os cursos têm o propósito de capacitar as mulheres para a gestão de pequenos negócios e organização social, incluindo-as no mercado de trabalho e quebrando paradigmas sociais quanto às profissões ditamente masculinas.

O custo total do projeto é de 182 mil reais e só foi possível realiza-lo por meio do convênio 080/2011 assinado entre o Estado e a Secretaria de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República. A meta da SEPMulheres é oferecer qualificação profissional a 332 mulheres do Acre de baixa ou nenhuma renda.

Claudinésia Silva de Aguiar, 30 anos, fez o curso de pedreira e já pensa em atuar na área o mais breve possível. “Estou muito feliz por ter chegado até aqui, foi muito gratificante participar deste projeto, pois hoje posso dizer que tenho uma profissão. Peço que os empresários locais não se esqueçam de nós, pois não vejo a hora de botar a mão na massa”, disse.

Já a recém-formada pintora predial, Maria Gercília Barbosa, 31, agradeceu a oportunidade e se diz pronta para atuar no mercado. “Além da chance de fazermos o curso, também tivemos o carinho e paciência do nosso mestre. Em nome de todas as colegas, quero dizer que estamos preparadas para colorir, com qualidade, Cruzeiro do Sul”, afirmou.

Concita Maia entregou o certificado à recém-formada Maria Gercília Barbosa (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Concita Maia entregou o certificado à recém-formada Maria Gercília Barbosa (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Assem Cameli, comentou sobre o desejo em criar um banco de dados para trabalhadores da construção civil. “Parabenizo as mulheres por terem concluído os cursos, pois sei que este é um trabalho pesado. Quero cadastrar todos os profissionais da construção civil da nossa região e com certeza estas mulheres farão parte dele”, afirmou.

O secretário de Pequenos Negócios do Acre, José Carlos Reis, lembrou que mais de 80% dos novos empreendimentos gerados no Acre pelo governo do Estado são geridos por mulheres. Reis ressaltou a importância das 50 novas profissionais da construção civil estarem organizadas em grupos de trabalho e assegurou que, no primeiro semestre de 2014, vai beneficiá-las com quites básicos de trabalhos, para que adentrem o mercado de trabalho.

“O governador Tião Viana está possibilitando a caminhada da autonomia econômica das mulheres do Acre, por meio de projetos como este que a SEPMulheres está desenvolvendo. É uma forma de rompermos com o ciclo da violência, bem como institucionalizar o ato da denúncia”, analisou a titular da SEPMulheres, Concita Maia. 

Rompendo fronteiras

“Meu coração está em festa”, diz a gestora do Ceam/Juruá, com o recebimento do barco (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

“Meu coração está em festa”, diz a gestora do Ceam/Juruá, com o recebimento do barco (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Na ocasião, Concita Maia entregou um barco, tipo lancha, ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Vale do Juruá – Vitória Régia – (Ceam/Juruá), para que os serviços de atendimento, proteção e acolhimento às vítimas estendam-se às mulheres ribeirinhas que residem nos locais de difícil acesso.

Para a gestora do Ceam/Juruá, Rosalina Sousa, o barco ampliará os serviços oferecidos pela Rede de Proteção às Mulheres do Juruá. “Meu coração está em festa, pois agora os serviços do Centro e da Rede romperão todas as fronteiras e alcançarão aquelas que ainda não foram beneficiadas com as políticas de gênero do Estado”, disse emocionada.

A aquisição do barco faz parte das metas previstas no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o bem foi adquirido por meio do convênio 107/2011 assinado entre o Estado e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.