Governo promove atualização do manejo clínico da malária em Mâncio Lima

Em continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas de forma conjunta entre o governo do Estado e a prefeitura municipal, profissionais de saúde, entre enfermeiros e médicos da Atenção Básica e da assistência do hospital Dr. Abel Maciel Pinheiro, em Mâncio Lima, passaram por uma atualização de manejo clínico da malária nesta quarta-feira, 11.

A ação faz parte do cronograma de fortalecimento e integração da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Atenção Primária no combate e cuidados da malária na região.

“Todo caso suspeito de malária vai ter acompanhamento mais próximo da estratégia de saúde da família, por meio da avaliação médica, que antes, como era feito de rotina, só passava pelo microscopista. Agora, os casos suspeitos vão passar por uma avaliação clínica do médico, por isso estamos fazendo essa atualização do manejo”, destaca Marília Carvalho, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre.

Ainda de acordo com a gerente, agentes comunitários de saúde do municípios vão fazer o acompanhamento dos sete dias de tratamento da malária na residência dos pacientes. “É uma forma de fortalecer as ações de controle através dessa integração de serviços e setores que intensificam o trabalho vetorial. A partir do momento que se tem uma organização dos serviços, a gente consegue fazer um bloqueio e ter notificações com mais precisão dentro do território para que as equipes de entomologia e endemias consigam trabalhar no controle da doença de forma mais eficiente”, explica.

A atualização dos médicos e enfermeiros foi ministrada pela médica infectologista Suiane Negreiros. Cerca de 20 profissionais participaram da capacitação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter