Governo promove comemoração alusiva ao Dia do Artesão

Artesãos receberam homenagens (Foto: Rose Farias/Secom)

A data 19 de março é considerada o Dia Mundial do Artesão. Por essa razão, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o Sebrae e gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, promoveu homenagens na última quarta-feira, 22, aos profissionais do setor, na Biblioteca Pública de Rio Branco.

O evento também foi marcado pela assinatura do termo de cooperação com o setor empresarial, com o intuito de valorizar a classe que utiliza a carteira nacional do artesão.

Na oportunidade, a primeira-dama pontuou a relevância do segmento. “A maior alegria de um governo é ver os resultados de um investimento. E a cada ano, os nossos artesãos têm dobrado esses bons resultados, levando o nome do Acre para muitos lugares”, declarou Marlúcia.

Termo de cooperação foi assinado com setor empresarial (Foto: Rose Farias/Secom)

De acordo com a coordenação Estadual do Artesanato Acreano, vinculada à SEPN, a busca pela parceria com empresas se deu pela importância do trabalho dos artesãos, que tanto contribuem com a microeconomia no estado. Quatro empresas firmaram o compromisso de disponibilizar vantagens na realização de compras efetuadas pelos profissionais que fizerem o uso da carteira.

“Até agora muito já foi feito pelo artesanato no estado, mas os investimentos ainda não pararam e a prova disso é o Centro de Referência do Artesanato que em breve será inaugurado, um espaço que, sem dúvidas, será mais uma conquista desse setor tão relevante para o Acre”, frisou o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

O superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Lima Cordeiro, relembrou a qualidade da produção artesanal acreana, que se provou mais uma vez nas feiras nacionais em 2016, como a Feira Brasil Origional, na qual o Acre foi campeão de vendas, e a Feira Mãos de Minas, em que esteve em terceiro lugar no ranking comercial.

“Temos muitas conquistas a destacar. Em 2016 praticamente dobramos a venda de peças artesanais no ano passado em relação a 2015, o que cria muitas possibilidades de geração de renda e nos deixa muito felizes por termos o governo do Estado como nosso maior parceiro”, afirmou.

Além de premiações entregues durante o evento, a programação foi encerrada com o coffee break oferecido aos artesãos no Casarão.

Artesanato acreano movimentou mais de 1,5 milhão em 2016 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter