Planejamento e prevenção

Governo promove oficina para traçar ações de enfrentamento a seca

A oficina debate ações de enfrentamento aos danos causados pela seca (Foto: Angela Peres/Secom)

Planejar e prevenir. São com esses objetivos que o governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Secretaria de Meio Ambiente, que preside a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), realiza nesta quinta-feira, 18, a oficina de trabalho “Vulnerabilidade à seca de 2017”.

O evento, promovido na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), vai reunir todas as instituições que compõem a comissão, no intuito de articular ações intersetoriais de enfrentamento aos desastres naturais.

O governo do Estado tem aprimorado cada vez mais a sua rede de monitoramento hidrometeorológica, bem como as ações de acompanhamento dos focos de calor e riscos de fogo. Os estudos são desenvolvidos na Unidade de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico, a fim de prevenir e minimizar danos à sociedade.

“Essa oficina é estratégica, pois nela discutiremos os riscos de incêndios e os impactos gerados pelas secas de 2005, 2010, 2015 e 2016, e, a partir disso, traçar estratégias de atuação para o período de estiagem deste ano, que tudo indica que será severo”, destacou a diretora técnica do IMC, Vera Reis.

Participam da oficina, como palestrantes especiais, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, ressalta que o Estado tem se antecipado aos fenômenos naturais, com o intuito de dar segurança à população. “Os estudos são desenvolvidos o ano inteiro, tanto no período de cheia dos rios acreanos, quanto no período de seca. E por compreender a importância desse monitoramento é que, a Sema vem envidando esforços para consolidar um programa que permita uma melhor gestão dos riscos de desastres naturais no Acre e maior agilidade nos processos e resposta à Defesa Civil”, afirmou.