Cinco oficinas artísticas serão oferecidas aos voluntários (Foto: Angela Peres/Secom)
Cinco oficinas artísticas serão oferecidas aos voluntários (Foto: Angela Peres/Secom)

Com a intenção de preparar os voluntários do Projeto ArteCura, tiveram início nesta semana, as oficinas artísticas da Secretaria Adjunta de Humanização, da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA).

A oficina de teatro O Corpo que Fala, ministrada por Ivan de Castela, no Teatro de Arena do Serviço Social do Comércio (Sesc), foi a primeira das cinco oficinas que serão realizadas. Além do teatro, música, jogos, contação de história e cantigas de rodas serão os temas abordados.

A coordenadora do ArteCura, Suellen Medeiros, esclarece que este ano o projeto está aberto às pessoas que têm vontade de levar sua arte para o ambiente hospitalar. “Estamos ajudando as pessoas que fazem parte desse projeto a descobrir que tipo de linguagem elas vão levar”, declara.

Servidores, acadêmicos do Curso de Enfermagem, Artes Cênicas, Educação Física entre outros cursos participam do projeto que conta com 15 voluntários. “Espero dar um pouco mais de alegria para aquelas crianças que têm a realidade triste. E eu sei que com a minha contribuição também tenho muito a ganhar, não só como experiência, mas para meu crescimento pessoal”, afirma a acadêmica de Artes Cênicas, Amanda Souza.

“Eu sempre quis fazer parte de algum projeto que usa a arte como intervenção” Amanda Souza (Foto: Angela Peres/Secom)
“Eu sempre quis fazer parte de algum projeto que usa a arte como intervenção”, diz Amanda Souza (Foto: Angela Peres/Secom)

ArteCura

O Projeto ArteCura tem o objetivo de promover por meio da arte e da sensibilização, atividades que contribuam para a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e servidores dentro do ambiente hospitalar.

O ArteCura já esteve no Hospital do Idoso, Instituto de Nefrologia do Hospital das Clínicas, Hospital do Câncer, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Policlínica Joseh Alexandre, Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Criança. Na sua sétima edição, o projeto será realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral.