Visando a saúde dos servidores, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), promoveu nesta semana uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ministrada pelo biomédico de Minas Gerais André Lanna, do grupo Saúde e Vida.

Durante o encontro, realizado no Palácio das Secretarias, os servidores foram conscientizados sobre a prevenção de várias doenças, como o combate ao estresse do dia a dia, como reconhecer os sinais de alerta para manter o cuidado com a saúde, entre outros assuntos.

“O projeto tem o intuito de levar informação de prevenção  de ISTs às pessoas. O grupo Saúde e Vida foi fundado há mais de 25 anos por profissionais de saúde e visa levar informações a todos os lugares do Brasil”, afirma Lanna.

Os temas abordados na apresentação são voltados especificamente ao aumento da qualidade de vida. O tempo destinado ao aprendizado dentro da empresa ou repartição pública é revertido em aumento de produtividade e diminuição dos gastos com seguros de saúde, indenizações e faltas por motivos médicos, ou seja, segurança do trabalho.

De acordo com a Secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, dialogar sobre as ISTs é muito importante, especialmente para que haja uma mobilização social, a fim de mostrar o contexto e a realidade dessas doenças em todo o Brasil e no Acre. “A informação é a maior ferramenta para a população, fazer saber com coerência e verdade é um trabalho fundamental no combate a aids”, enfatiza.

Para a servidora da Divisão de Almoxarifado Setorial da SGA, Maria Lira, é um excelente trabalho realizado pelo grupo Saúde e Vida que leva as pessoas a cuidarem cada vez mais da própria saúde, prevenindo doenças. “Ter uma boa saúde é essencial para o funcionamento da mente e do corpo. A palestra nos acrescentou um conhecimento muito importante, pois às vezes contraímos certas doenças por falta de conhecimento.”