Governo promove palestras na Semana do Servidor

Como parte da Semana do Servidor, a Secretaria de Gestão Pública- SGA, com apoio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e demais órgãos de governo, realizou, na quinta-feira, 26, atividades voltadas para o servidor público de Cruzeiro do Sul.

No Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), a psicóloga Cintia Sampaio ministrou a palestra intitulada “Eu amo minha vida” e teve como objetivo tratar dos temas depressão e suicídio tão presentes em nosso cotidiano.

O dia do servidor é uma forma de homenagear aos homens e mulheres que servem à sociedade (Foto: Lúcia do Vale)

Para Valdemir Neto, gerente da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), o Dia do Servidor é uma homenagem mais do que justa aos homens e mulheres que servem a sociedade acreana e os temas da palestra são pertinentes.

“Sabemos quais são males que têm atingido nossa sociedade, vitimado famílias cruzeirenses e precisamos tratar de frente essa realidade e criar os mecanismos para que a gente possa tanto estar entendendo, como detectando nossos familiares que estejam nessa situação para auxiliá-los”, falou Neto.

O gerente regional da SEE, Charles André, destacou a importância da palestra para os servidores, principalmente os trabalhadores da educação que tem a responsabilidade de garantir bons resultados na formação de seus alunos.

“Precisamos ter a orientação necessária para poder dar o suporte as nossas equipes. Na área da educação nos preocupamos com nossos profissionais, porque eles tem a responsabilidade de garantir resultados positivos, a formação intelectual e cidadã dos jovens de Cruzeiro do Sul”, destacou Charles.

A psicóloga Cintia Sampaio alertou para o fato do aumento do suicídio no país e como podemos identificar os principais sintomas da depressão.

(Foto: Lúcia do Vale)

“Temos percebido pessoas depressivas, elas tem sintomas sérios relacionados a tristeza, desânimo, e muitas delas começam a falar que não tem mais sentido viver. As causas para chegar a esse ponto podem ser muitas, por isso precisamos conscientizar nossos servidores”, disse a psicóloga.

Vanderlina de Araújo Lima, coordenadora do Quero Ler, classificou a palestra como muito importante para o indivíduo, a família e também para os companheiros de trabalho.

“Lidamos com diversas pessoas e muitas vezes não sabemos porque a pessoa age daquela maneira. Palestras como essa nos ajudam a sermos melhores na família, no trabalho e na vida pessoal”, frisou Vanderlina.

Outra programação

“É importante que o servidor compreenda seu papel ético na sociedade”, Marcos Afonso (Foto: Lúcia do Vale)

Já na sexta-feira, 27, os servidores participaram da palestra: “O valor do servidor e a importância de servir”, com o professor e filósofo Marcos Afonso que destacou a importância do servir.

Para Marcos Afonso “é muito importante que o servidor compreenda seu papel ético na sociedade, que ele é servidor do estado a serviço da sociedade”.

“É a primeira vez que participo de uma festa dessa, do dia servidor público e depois dessa palestra a vontade que dá é de levantar a bandeira e lutar na vida pelas coisas boas, para fazer o bem”, disse o servidor Cardesson Cruz dos Santos, da Fundação Elias Mansur (FEM) no Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter